Costa Rica 22 ℃

IFMS abre 479 vagas para portadores de diploma, transferência e reingresso

Oferta acontece em nove municípios, com ingresso no segundo semestre letivo de 2020

Publicado em 02/09/2020 07:00

Foto: Divulgação

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou na segunda-feira, 31, o edital de abertura do processo seletivo para 479 vagas em seus cursos superiores, destinadas a portadores de diploma de graduação, reingresso, transferência interna e externa. O documento está disponível na Central de Seleção.

A oferta acontece nos campi Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, com ingresso no segundo semestre letivo de 2020.

São 14 opções de cursos de bacharelado em Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Pesca; licenciatura em Computação e Química; e tecnologia em Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Jogos Digitais, Produção de Grãos, Rede de Computadores e Sistemas para Internet.

As modalidades de ingresso são definidas da seguinte forma:

Portador de diploma – estudante com curso superior concluído no IFMS ou em outra instituição de ensino, pública ou privada, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);

Reingresso – discentes do Instituto que deixaram de frequentar o curso nos cinco anos que antecederam o edital, sendo utilizado o Coeficiente de Rendimento como critério de seleção;

Transferência externa – acadêmico regularmente matriculado, ou com matrícula trancada, em curso idêntico ou dentro da mesma área de conhecimento de outra instituição de ensino reconhecida, conforme legislação, e que deseja se transferir para o Instituto;

Transferência interna – estudante regularmente matriculado na instituição que queira se transferir para outro curso dentro da mesma área de conhecimento.

Inscrições – São gratuitas e podem ser feitas de 4 a 14 de setembro na Página do Candidato. Os interessados em concorrer as vagas para portador de diploma e transferência externa devem anexar os seguintes arquivos, todos no formato digital:

Requerimento de inscrição;

RG ou outro documento oficial de identificação com foto;

CPF, caso não conste a numeração no documento oficial de identificação;

Diploma de conclusão de curso superior reconhecido pelo MEC aos que possuem curso superior concluído, no caso de portadores de diploma;

Comprovante de matrícula recente de curso superior autorizado ou reconhecido pelo MEC aos que estão cursando curso superior, para transferência externa;

Histórico acadêmico/escolar de curso superior reconhecido ou autorizado pelo MEC, com carga horária das unidades curriculares e aproveitamento/notas;

Ementas digitalizadas das unidades curriculares (disciplinas) cursadas para eventual aproveitamento e pontuação.  Não é obrigatório para participar da seleção, mas é necessário para poder pontuar e definir a classificação do candidato.

Já para a transferência interna e reingresso na instituição, são necessários os seguintes arquivos também digitalizados:

RG ou outro documento oficial de identificação com foto;

CPF, caso não conste a numeração no documento oficial de identificação;

Histórico escolar;

Carta pessoal, informando os motivos para solicitar a transferência interna.

Seleção – Será feita por uma comissão específica com base na documentação apresentada pelos candidatos. As inscrições deferidas serão encaminhadas para avaliação. Para o reingresso será analisado o Coeficiente de Rendimento. Já para as outras modalidades, serão observados o histórico escolar e as ementas dos cursos.

A avaliação ocorrerá a partir da verificação se as unidades curriculares cursadas na instituição de origem ou curso atendem ao conteúdo programático do curso que o candidato deseja ingressar no IFMS.

Além da similaridade de conteúdos e de carga horária entre as unidades curriculares analisadas, não serão considerados o estágio, atividades complementares ou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) durante a análise.

O resultado preliminar do processo seletivo está previsto para 17 de setembro.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do IFMS

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar