Bom dia, Visitante! (entrar - cadastro)

Orientação Covid

17 de outubro, 2020 às 08:04

Com estoque zerado, Hemosul precisa de doações especialmente dos tipos O- e O+

Doadores estão sendo convocados com urgência para repor estoque de bolsas de sangue

Da redação

Foto: Divulgação

O Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul informou que está com seus estoques de sangue zerados e precisam de doações, especialmente para as tipagens O- e O+.  
 
Conforme a gerente de relações públicas do órgão, Mayra Franceschi, tanto os doadores cadastrados, quanto os novos podem contribuir no reabastecimento dos estoques.
 
Em relação ao coronavírus, a instituição adotou todas as medidas para prevenir o contágio. O agendamento é uma das alternativas para quem preferir se programar. Além disso, doações espontâneas e de qualquer outro tipo sanguíneo, também serão bem-vindas.
 
O Hemosul Coordenador fica localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304, Campo Grande — MS. O horário de funcionamento é das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 7h às 12h, lembrando que a cada 1° sábado do mês, o atendimento aos sábados é das 7h às 17h.
 
As doações podem ser feitas também nas outras unidades do órgão, em Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Paranaíba e Coxim. 
 
Como doar
Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos. No Hemosul, quem tem 16 e 17 anos precisa estar acompanhado de pai, mãe ou responsável legal para fazer a doação.  
 
Caso o menor de idade seja emancipado, ele pode ir sozinho, levando o documento de emancipação. Já se for casado, deve levar a certidão de casamento.
 
A primeira doação somente pode ser feita até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue. A Rede Hemosul também aceita apenas doadores com 55 quilos ou mais.
 
Algumas doenças impedem a doação, sendo elas doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Quem estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.
 
Alguns medicamentos e vacinas impedem a doação. É necessário informar o profissional de saúde sobre os remédios que está utilizando. Também é preciso estar bem alimentado para doar sangue, sendo recomendável apenas evitar excesso de gordura.
 
É necessário ainda levar um documento oficial com foto para fazer a doação.

CONTRA DENGUE
Imprimir


“Não se combate o crime cometendo crime”

#FICAADICA

Atire a 1ª pedra!

Aquele que tiver a real...

Charge da Semana

Confira as principais charges que estão circulando na internet.

COVID-19

» todas as charges

PUBLICIDADE

All Gas

Entrevistas / Artigos

» todas as entrevistas e artigos

Siga-nos

FacebookTwitter


Jornalismo com credibilidade na região norte!