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A L200 Triton Sport Sertões, foi a cria dos ralis da Mitsubishi este ano

Desenvolvida em conjunto com os organizadores da competição, a picape vem pronta para o off-road

Publicado em 15/11/2020 08:08

L200 Triton Sport Sertões (Foto: Divulgação)

A 28ª edição do Rally dos Sertões, a maior competição off-road das Américas, se encerrou no sábado (7), no Maranhão. Para aproveitar o evento, a Mitsubishi apresenta a L200 Triton Sport Sertões, uma edição especial da picape recentemente renovada estilisticamente. Desenvolvida em parceria com os organizadores da prova, a Triton Sport Sertões traz detalhes exclusivos que remetem à competição.

As pré-reservas da picape já se iniciaram no site da Mitsubishi Motors e as primeiras unidades serão entregues em março do próximo ano. A versão será produzida somente sob encomenda e o valor ainda não foi definido. O preço das configurações Sport, das quais a Sertões se baseia, parte de R$ 188.990. “O sucesso de um grande evento pode ser medido pela longevidade de seus parceiros. Há dezessete anos, o maior rali das Américas tem como patrocinador a Mitsubishi, uma marca que representa como poucas o espírito off-road da competição. A nova série especial da L200 é a consolidação dessa relação vencedora”, diz Joaquim Monteiro, CEO do Rally dos Sertões.

Sob o capô, a série especial L200 Triton Sport Sertões traz um novo sistema de transmissão automática de 6 velocidades, com opção para trocas sequenciais por meio de “paddles shifts” localizados atrás do volante, dependendo da versão. Segundo a marca oriental, a relação de marchas foi recalibrada para utilizar todo o torque do motor em baixas rotações com um mínimo de vibrações e ruídos na cabine em velocidade de cruzeiro. O propulsor é o 2.4 turbodiesel de quatro cilindros com estrutura em alumínio, com a tecnologia de válvulas variáveis MIVEC e turbina de geometria variável, capaz de desenvolver 190 cavalos de potência e torque de 43,9 kgfm.

Disponível para as três versões da Triton Sport 2021 – GLS, HPE e HPE-S – a série especial oferece vários detalhes exclusivos. Por fora, a picape leva a mesma cor laranja oficial do emblema do Sertões em conjunto com o tom preto brilhante. Na frente, o laranja está presente em faixas que saem da parte superior da grade e percorrem todo o capô do veículo. O “skid plate” na parte inferior da dianteira recebe a cor da série especial que, em contraste com o preto brilhante de parte da grade, dão um visual esportivo e robusto à picape média. As rodas de aro 18 são pintadas em preto com um pequeno detalhe em laranja.

Elas recebem pneu 265/60, mais voltado para o piso fora-de-estrada em relação à versão original. A série traz um adesivo em cor laranja com o emblema 4x4, revestindo todo o espaço entre-eixos na parte inferior da lateral. As maçanetas das portas têm acabamento em preto, ajudando a destacar o adesivo laranja com a logomarca “Sertões” no final da caçamba, próximo às lanternas. A traseira é marcada pelo logo do rali colocado bem abaixo do badge com a versão da picape, colado na tampa da caçamba, cuja maçaneta teve o acabamento cromado substituído por um preto brilhante, combinando com o revestimento X-Liner que protege e otimiza a capacidade de carga da picape.

O visual interno da edição especial tem o mesmo apelo esportivo dado ao seu exterior, com revestimento em borracha vulcanizada no chão do modelo. Prático e de fácil lavagem, esse piso se mostra prático em situações de off-road, como as encontradas nos milhares de quilômetros percorridos pelos competidores do Rally dos Sertões. O painel central tem detalhes em laranja brilhante, como nas saídas de ar e na moldura do sistema de transmissão. O laranja fica mais destacado em contraste com o revestimento das portas, todo em preto. O sistema de entretenimento colocado no painel central é da marca JBL, com tela sensível ao toque de 7 polegadas, podendo ser integrado ao Apple CarPlay e ao Android Auto e a aplicativos como o Waze, o Google Maps e o Spotify.

De acordo com a fabricante, o sistema de ar-condicionado da série especial é mais eficiente por conta das saídas colocadas no teto, que permitem a refrigeração de toda a cabine de forma mais rápida, ao captar o ar refrigerado da primeira fileira e transferir para a de trás. Os passageiros do banco traseiro podem ajustar a intensidade da ventilação em até quatro níveis, por meio de um comando localizado no teto. Nas versões HPE e HPE-S, o seletor de temperatura é digital de duas zonas.

“É uma honra para nós sermos os maiores e mais longevos parceiros do Sertões, uma competição que representa como nenhuma outra todo o DNA off-road e todo o estilo de vida que os veículos Mitsubishi oferecem a seus clientes. E é exatamente esse mesmo estilo aventureiro que queremos oferecer na L200 Triton Sport Sertões, uma picape robusta, versátil, com muita tecnologia embarcada e visual exclusivo”, salienta Robert Richtter, CEO da Mitsubishi Motors no Brasil. O aficionados da prática off-road têm na Sport Sertões “já pronta” para todos os tipos de terreno. A picape reúne conforto e dirigibilidade de um SUV de luxo com a tração 4x4, presente no modelo desde seu lançamento, há mais de quarenta anos. O sistema de suspensão é independente na dianteira e com eixo rígido na traseira. Calibrado para pisos difíceis, o sistema ajuda a encarar os mais variados desafios off-road e a superar lombadas, buracos e valetas.

As configurações HPE e HPE-S são equipadas com o sistema Super Select 4WD-II, com quatro modos de operação incluindo a reduzida. O “2H” é usado para estradas e vias públicas, privilegiando a economia de combustível com desempenho suave. O “4H” é indicado para estradas e pisos irregulares, inclusive asfalto, serras e em condição de chuva. O sistema distribui automaticamente a tração entre os eixos, por meio do diferencial central. O “4HLc” ajuda a enfrentar terrenos acidentados com superfícies de baixa aderência, como terra e cascalho. E o “4LLc” deve ser acionado em subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama. Ainda nas duas versões, a L200 Triton Sport Sertões conta com o “Off-Road Mode”, que deixa a picape mais preparada para terrenos como os mais severos do famoso rali brasileiro.

Cada modo tem uma configuração específica e todos são capazes de aumentar a tração para cada tipo de piso, alterando automaticamente a entrega de potência do motor e ajustando a transmissão, o sistema de freios e os controles de estabilidade e de tração. A aptidão da L200 Sertões para o off-road é explicitada também pelos ângulos de entrada (o da frente) de 32 graus, de saída (o de trás) de 23 graus e o “brake over” de 25 graus e pela capacidade de travessia em trechos alagados de até 60 centímetros de profundidade.

Fonte: Daniel Dias/AutoMotrix

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