Costa Rica 23 ℃

Cratera de 8m de profundidade em periferia faz município de Mato Grosso do Sul decretar estado de emergência

Moradores de duas casas tiveram que ser retirados do local por risco de desabamento

Publicado em 08/12/2020 17:42

A profundidade da erosão chega a 8 metros (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Nova Andradina, município a 297km de Campo Grande, decretou estado de emergência, nesta terça-feira(08), por causa de uma cratera gigante que se formou num bairro da periferia da cidade.

Por causa da erosão, duas casas ficaram comprometidas, com risco de desabamento, e o moradores tiveram de ser retirados.

De acordo com o prefeito José Garcia, a estrutura que cedeu é antiga e a área já estava danificada há muito tempo, mas a situação só piorou por causa do clima dos últimos dias.

"Como houve uma chuva muito grande, rompeu as barreiras de proteção e abriu mais ainda a cratera.", disse ele. Agora a erosão está com cerca de 8m de profundidade e 20m de diâmetro.

As famílias que residiam nas casas que ficaram na beirada da cratera já foram removidas do local, e ficarão sob aluguel social até poderem retornar.

A cratera se formou na esquina das ruas Espírito Santo e Antônio Duarte, na periferia de Nova Andradina, aonde desemboca aproximadamente 50% de toda água fluvial da cidade.

Uma equipe da Defesa Civil Estadual esteve no município hoje, verificando a área.

Na visita, ficou decidido que a melhor solução é aterrar a área afetada, mas para isso é preciso esperar o solo secar.

"O perímetro já está isolado, mas as chuvas de sexta, sábado e domingo atrapalharam o início das medidas.", completou o Prefeito.

Ainda segundo José Garcia, o decreto de estado de emergência vai ajudar o Município a conseguir maquinário e materiais necessários para a obra, que será apoiada pelo Governo de Mato Grosso do Sul.

Fonte: Brenda Machado / Correio do Estado

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar