Costa Rica 24 ℃

Vendas de ar condicionado caem após início das chuvas

Confira algumas dicas para se refrescar sem comprometer a conta de luz

Publicado em 19/01/2021 16:00

Imagem: Freepik premium

As queimadas contribuem demais com o aumento do calor. Em virtude dessas ocorrências, o ar fica bem mais seco e poluído, e a umidade do ar cai demais também.

A falta de áreas verdes contribui para manter o clima regulado. Por isso, ao serem destruídas com as queimadas, ocorre o aumento do calor.

Sendo assim, para ajudar a lidar com o calor intenso, a melhor alternativa que as pessoas encontraram foi investir mais em ventiladores e em ar condicionados. Afinal de contas, só assim é possível aguentar esses dias, especialmente nas regiões mais quentes do ano.

Nem mesmo o aumento na energia elétrica tem sido suficiente para impedir a compra desses aparelhos. Pois o calor tem se sobressaído em todas as situações.

A compra de ventiladores, principalmente, aumentou demais, e as lojas chegam a vender uma grande quantidade diariamente. Além de ter um preço mais acessível, ele também costuma ter em grandes quantidades no estoque.

Em contrapartida, há também quem prefira o ar condicionado. Porém, nem sempre há modelos suficientes em estoque.

Por isso, a venda desses dois itens subiu demais nos últimos dias. Com tanto calor, ficar sem um ventilador ou um ar condicionado, ou muito menos com um mini ar condicionado de escritório é simplesmente impossível.

Queda

Apesar do aumento nas vendas desses equipamentos durante o calor, houve uma queda com o início das chuvas. Afinal, o calor também deu uma trégua.

Com essa leve queda nas vendas, pode ser uma boa oportunidade para quem ainda não comprou o seu, pois os preços também podem apresentar uma pequena queda.

Dicas para economizar Energia

Como não é possível ficar sem um ventilador ou ar condicionado ligados durante o calor, precisamos pensar em maneiras de economizar, mas sem precisarmos sofrer com as altas temperaturas.

Então, confira abaixo algumas dicas para se refrescar sem comprometer a sua conta de luz:

• Sempre verifique se não há vazamento de ar gelado

Se houver vazamento de ar, poderá consumir mais energia, pois você terá que reduzir a temperatura do ar, para que ele consiga vencer o ambiente local.

Caso o cômodo esteja devidamente vedado, ele tende a refrigerar mais adequadamente, e de forma mais rápida também. Com isso, o ar se mantém gelado por um tempo bem maior.

Verifique todas as aberturas do ar condicionado, para se certificar se não há vazamento.

• Mantenha as cortinas blackout e persianas fechadas

Pois, se o sol entrar no ambiente, ele irá aquecer o local. Com isso, o ar condicionado terá ainda mais trabalho para conseguir refrigerar o ambiente, gerando maior consumo de energia.

• Utilize a função smart

Use essa função quando o ar condicionado já tiver resfriado o cômodo. Ela faz com que o equipamento solte rajadas de vento de vez em quando, que servirão somente para manter resfriado o ambiente.

• Ligue o ventilador somente quando estiver no local

Deixar o ventilador ligado onde não há ninguém é um gasto desnecessário de energia. Por isso, só ligue quando estiver no local.

• Mantenha as grandes e as hélices do ventilador sempre limpas

Com essa medida, você melhora a circulação de ar.

• Quando for comprar um ventilador, verifique a potência do mesmo

Alguns modelos contam com uma potência menor, que é expressa em watts. Porém, eles costumam ter uma maior capacidade de ventilação, ou seja, de vazão de ar, em comparação com outros aparelhos que têm potência maior, mas que consomem mais ainda mais energia.

Por Jhonata Silva

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar