Costa Rica 27 ℃

Desabafo de professora nas redes sociais comove população de Costa Rica

Hismaylla falou da sua indignação por ter sido chamada de incompetente

Publicado em 03/02/2021 19:00

Imagens: Reprodução Facebook

A jovem professora Hismaylla Fernanda Florêncio fez um desabafo nas redes sociais nesta quarta-feira (03) sobre a exclusão dos professores temporários nas novas contratações que ocorreram na Prefeitura de Costa Rica - MS e comoveu a população costarriquense.

“Eu jurei que eu não ia me pronunciar e não ia falar nada com relação ao que está acontecendo aqui em nossa cidade e nas redes sociais até que fosse concluído tudo, mas assim, gente a falta de empatia e de amor das pessoas é uma coisa incrível. Todo mundo sabe que eu sou professora, e eu sou professora contratada. Nós fizemos um processo seletivo do qual tivemos 15 dias para estudar, processo seletivo do qual não teve equidade nenhuma, onde o Edital foi completamente errôneo, agora cerca de 40, 80 professores vão ficar desempregados”, disse chorando a professora Hismaylla em um vídeo publicado nas redes sociais. Clique aqui e assista ao desabafo na íntegra.

Segundo informações apuradas pela reportagem do Costa Rica em Foco, professores contratados em regime temporário foram prejudicados por conta de um Edital mal elaborado pelo atual prefeito Cleverson Alves dos Santos e pela secretária de Educação Maria Barbosa, ainda no período de transição.

Cleverson chegou a divulgar um áudio onde diz que a responsabilidade do Edital foi dos antigos gestores. “Professora boa tarde, esse Edital foi feito na gestão passada, não fomos nós que elaboramos o Edital, foi à gestão passada, mas eu já conversei com a secretária de Educação, estamos fazendo um apanhado, ela está fazendo um levantamento e vai haver a necessidade de novas contratações e a gente vai fazer esses ajustes”.

“Agora vocês têm que ter calma, a gente tem que conversar e acertar, não pode também vim querer um já vou para rede social, vou fazer isso, vou fazer aquilo, não vai resolver. Vocês querem conversar, monta uma comissão, vamos conversar civilizadamente para a gente pode resolver essa situação, mas tem que ter paciência, não entre na pilha deles, se vocês entrarem na pilha deles e começar a ir para a rede social, fazer xingamento e tudo aí não vai resolver nada, pelo contrário, paciência que nós vamos resolver o problema e não criar mais problemas”, disse em tom de alerta o prefeito de Costa Rica em um áudio enviado a uma das professoras prejudicadas com o processo seletivo.

Outra professora fez questão de procurar nossa reportagem e contar como tudo aconteceu. “Mentiroso, mentiroso. Mente na cara dura, não está assumindo a responsabilidade do ato que fez. Agora o delegado vem falar que quem fez o Edital foi o Waldeli, o ex-prefeito apenas assinou o documento que foi solicitado para colaborar com a transição. Quem fez todas as alterações foi a equipe de transição, foi a professora Maria Barbosa e eu sou prova disso”, afirmou uma educadora que não foi prejudicada no processo seletivo, mas fez questão de relatar o acontecido, porém pediu para ter a identidade preservada por medo de perseguições.

O ex-prefeito Waldeli dos Santos Rosa mesmo internando para tratamento de saúde fez questão de enviar uma mensagem aos professores.

“Amigos da educação, aqui é o ex-prefeito Waldeli, quero esclarecer sobre a polemica do processo seletivo da educação que foi elaborado pela equipe do atual prefeito e da atual secretaria de educação. Coube a mim como prefeito, na época, apenas assinar o termo do processo. Na época alertamos que da maneira que estava muitos professores iam ficar com 40 aulas e outros iam ficar sem aula. Eu espero ter esclarecido as duvidas de vocês. Hoje fiquei sabendo pela rede social que o atual prefeito está dizendo que foi eu que fiz o Edital, não eu assinei o Edital a pedido da sua equipe de governo. Espero ter esclarecido a todos sobre a convocação dos professores, que Deus abençoe a todos vocês”.

Entenda o caso

Nossa reportagem apurou e confirmou que no período de transição, o prefeito eleito e a secretária de Educação pediram aos atuais gestores o Edital do processo seletivo que estava sendo elaborado para que eles pudessem fazer as alterações necessárias para atender o novo governo. Porém como um Edital precisa ficar pelo menos 30 dias publicado, o prefeito eleito e a secretária da pasta fizeram as alterações no Edital do processo seletivo para professores temporários, e enviaram para a atual equipe publicar, do contrário não haveria tempo hábil para fazer o processo seletivo na primeira quinzena de janeiro de 2021.

“Essa é a Costa Rica para todos!? Não tem como não ficar indignada ao ouvir o desabafo dessa professora. Prefeito Cleverson honre seus discursos de campanha, honre suas promessas, coloque em prática a frase que o senhor diz ter como lema de vida: ‘se não fossem os meus professores eu nada seria. Eles formam novos cidadãos e merecem todo o nosso respeito!’, mais respeito e empatia com os nosso professores, por favor”, declarou indignada uma mãe de aluno.

Ainda durante seu desabafo a professora Hismaylla falou da sua indignação por ter sido chamada de incompetente. “Eu entendo que trocou a gestão e tudo bem se organizarem, mas eu acabei de ler um comentário que é no mínimo muita falta de amor com a gente, a pessoa falou que ‘é só ter competência e passar na prova do processo seletivo que ainda vai ter’. De cinco anos que eu trabalho na rede de educação eu estou entendo que não adianta você ser um bom professor, você ter qualidade no seu trabalho, porque se você não tiver quem te de um empurrãozinho não vai adiantar”.

“Na minha cidade, nós somos o segundo melhor IDEB do Estado, será que isso é resultado da nossa falta de competência? Quando ela fala que nós somos incompetentes por não ter passado na prova eu acho que coloca em risco tudo isso, não é por mim, mas por muitos professores que vão ficar desempregados se seguir essa linha de raciocínio, e ouvir uma pessoa dizer que falta competência, é no mínimo, no mínimo triste. A única coisa que eu desejo para essa pessoa é muita luz, muita mesmo, que Deus te abençoe e te ilumine muito”, disse revoltada a professora Hismaylla.

A jovem educadora finaliza seu comovente desabafo falando da dedicação dos professores com a Rede Municipal de Educação de Costa Rica. “Só para vocês saberem nós trabalhamos mais de 12 horas por dia, são quatro horas dentro da sala de aula, entre planejamentos, lembrancinhas e tudo que nós fazemos, nós trabalhamos mais de 12 horas para ouvir que nós não temos competência, porque foi essa palavra que ela usou, onde nos sabemos que sim, a influência politica é muito grande, muito grande mesmo. Então muita luz para essa pessoa, muita luz mesmo, que Deus te ilumine do fundo do meu coração”.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar