Costa Rica 23 ℃

Hamilton luta até o fim e bate Verstappen no GP do Bahrein de F1

O inglês superou o holandês, que largou em primeiro e terminou a corrida na segunda posição.

Publicado em 29/03/2021 13:05

O atual campeão Lewis Hamilton, da Mercedes, abriu a temporada 2021 da F1 com vitória no GP do Bahrein neste domingo (28). O inglês superou o holandês Max Verstappen, da Red Bull, que largou em primeiro e terminou a corrida na segunda posição. O finlandês Valtteri Bottas, da Mercedes, completou o pódio.

A três voltas do fim, Verstappen chegou a ultrapassar Hamilton, mas não conseguiu segurar o ímpeto do inglês.

A transmissão da corrida foi a primeira realizada pela Band, nova dona dos direitos de transmissão que pertenciam a Globo de forma ininterrupta desde 1981 -a emissora carioca iniciou a cobertura televisiva da categoria em 1972.

Antes da largada no Bahrein, os pilotos voltaram a se unir em protesto contra o racismo e pela diversidade, alguns usando camisas com a frase em "We race as on" ("Nós corremos como um", na tradução do inglês), ajoelhados, gesto que se repetiu ao longo da temporada de 2020, sob a liderança de Hamilton.

A F1 tem encampado campanhas por sustentabilidade e igualdade, publicando inclusive vídeos dos próprios pilotos em suas redes sociais. A camisa de Hamilton, neste domingo, mostrava que "ações falam mais que palavras".

Na largada, o pole position Verstappen foi ameaçado por Hamilton, mas resistiu. Perdeu a posição para o inglês após ter ido para o boxe. Na 18ª das 56 voltas, o holandês voltou com pneus médios a 7 segundos atrás do rival.

Ao longo da corrida, Hamilton e Verstappen monopolizaram uma briga acirrada pelo primeiro lugar, uma amostra de como o holandês e a equipe Red Bull tentarão evitar o oitavo título do piloto da Mercedes.

O GP do Bahrein também teve uma reestreia, a do espanhol Fernando Alonso, 39, que havia se despedido do circuito no final de 2018. O bicampeão (2005 e 2006) abandonou a prova, na 34ª volta, com problemas no sistema de freio do carro da equipe Alpine.

No treino classificatório de sábado, Alonso havia comemorado o seu desempenho garantindo a 9ª colocação - o seu companheiro de equipe, o francês Esteban Ocon largou em 16º.

Também havia a expectativa para a estreia de Mick Schumacher, 21, filho do heptacampeão Michael. Campeão da Fórmula 2 em 2020, o alemão estreou pela Hass e acabou na última posição.

A corrida deste domingo ocorreu no circuito marcado por um acidente impressionante em 2020. No dia 29 de novembro, o carro do então piloto Romain Grosjean, da Haas, explodiu em chamas e partiu-se ao meio após colidir com o guard rail.

O francês, 34, chegou a ficar cerca de 30 segundos dentro do carro após o acidente, mas não perdeu a consciência e conseguiu escapar das chamas. Grosjean sofreu queimaduras nas mãos.

Com o término do contrato no ano passado, ele foi anunciado pela Haas como gerente do departamento de eSports.

Após a concluírem a primeira prova das 23 previstas nesta temporada, os pilotos voltam a correr no dia 18 de abril no GP de Emilia-Romagna, o conhecido o circuito de Ímola, na Itália.

FOLHAPRESS

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar