Bom dia, Visitante! (entrar - cadastro)

CMCR_04

07 de abril, 2021 às 09:50

Após críticas, Governo de Costa Rica volta atrás e retorna com atendimento de Covid-19 nos Postos de Saúde

Houve várias críticas por essa centralização no atendimento, com isso, quase três meses depois da criação da Sentinela e com a mudança no comando da secretaria Municipal de Saúde o atendimento volta aos Postos de Saúde.

Costa Rica em Foco

Posto de Saúde Sonho Meu III - Foto: Assessoria/Prefeitura

Após receber várias críticas da população e depois que foi ao ar uma reportagem do Costa Rica em Foco, o prefeito de Costa Rica -MS, Cleverson Alves dos Santos (PP), voltou atrás e descentralizou o atendimento de Covid-19 no município.
 
Logo que assumiu a gestão Municipal, o prefeito Cleverson e a então secretária de Saúde, Juliana Dias Côrrea (exonerada) criaram uma Unidade Sentinela (Covidário) exclusivo para atendimento para Covid-19 no Centro da cidade, mas a iniciativa não foi bem aceita, pelo contrário foi muito criticada pela população, isso porque, as pessoas suspeitas ou contaminadas pelo vírus tinham que se deslocar do seu bairro até o centro da cidade para realização de consultas e exames, muitas vezes andavam mais de 20km (ida e volta).
 
O atendimento também não podia ser realizado na FHCR – Fundação Hospitalar de Costa Rica – unidade referência para tratamento de Covid, isso porque os novos gestores também haviam desativado o Pronto Socorro do Covid.
 
Houve várias críticas por essa centralização no atendimento, com isso, quase três meses depois da criação da Sentinela e com a mudança no comando da secretaria Municipal de Saúde o atendimento volta aos Postos de Saúde.
 
O atendimento retornou aos postos na terça-feira (06), com isso o cidadão que está com sintomas pode se dirigir ao postinho de saúde do seu bairro. 
 
Os postos de saúde atendem com horário normal das 7h às 11h e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira, exceto a unidade de saúde Vale do Amanhecer, Flor do Serrado e Rural que atende das 06h às 18h. 
 
A Sentinela permanece atendendo, mas com horário diferente das outras unidades, sendo das 7h às 23h, todos os dias da semana.  
 
Em nota informativa a Prefeitura de Costa Rica divulgou o número para contato de cada unidade de saúde: 
ESF´s – Estratégia de Saúde da Família 
São Francisco - (Fone: 3247-6915), 
Vila Nunes - (Fone: 3247-6960), 
Sonho Meu III - (Fone: 3247-6963), 
Central - (Fone: 3247-6931);
Vale do Amanhecer, Flor do Serrado e Rural - (Fone: 3247-6950).
Unidade Sentinela - (Fone: 3247-6931/3247-6932/9-9647-6809).

PMA 02 - Orientação Covid
Imprimir


Charge da Semana

Confira as principais charges que estão circulando na internet.

COVID-19

» todas as charges

PUBLICIDADE

All Gas

Entrevistas / Artigos

» todas as entrevistas e artigos

Siga-nos

FacebookTwitter


Jornalismo com credibilidade na região norte!