Bom dia, Visitante! (entrar - cadastro)

ALMS_5

14 de setembro, 2021 às 14:57

Fogo matou mais de 17 milhões de animais no Pantanal, estimam pesquisadores

Vale lembrar que Mato Grosso do Sul contém mais da metade do bioma pantaneiro em seu território

Da redação

Fotografia premiada que simbolizou destruição no Pantanal mostra macaco morto por incêndio; ao menos 457,7 mil primatas

Pelo menos 17 milhões de animais podem ter morrido no Pantanal, durante o ano de 2020, por ação direta ou indireta do fogo, entre aves, pequenas cobras e até peixes. Vale lembrar que Mato Grosso do Sul responde por mais da metade do bioma pantaneiro, cerca de 65% do total.

Isso é o que mostra estudo feito por 30 pesquisadores de órgãos públicos, universidades e organizações não-governamentais, que estima que desses, quase nove milhões de óbitos foram de cobras aquáticas, principais vítimas da ação do fogo.
 
O trabalho científico ainda não foi publicado e segue sob avaliação de outros acadêmicos no periódico cientifico Scientific Reports, para o qual foi submetido. A estimativa foi feita com base no período de agosto a novembro do ano passado - que teve índice recorde de destruição, de aproximadamente 4 milhões de hectares (26% de toda a área).
 
Os próprios pesquisadores entendem que pode haver uma subnotificação em alguns grupos de animais, já que alguns se abrigam em tocas ou árvores, ou são tão pequenos que não têm sua carcaça totalmente calcinada pelo fogo, ainda que possam ter morrido da mesma forma.
 
“É preciso lembrar que muitos animais morreram vários dias ou até semanas após dos incêndios, seja por queimaduras que não os mataram imediatamente, seja por fome e outros fatores indiretamente relacionados com os incêndios”, explica o pesquisador da Embrapa Pantanal e coordenador deste estudo, Walfrido Moraes Tomas, ao Campo Grande News.
 
Ou seja, diz, o impacto é ainda muito maior que estimado pela pesquisa. “Se considerarmos ainda que o estudo não incluiu invertebrados (insetos, aracnídeos, etc), porque são completamente calcinados, podemos ampliar em muito a percepção dos impactos que o fogo causou no ecossistema, já que esses animais têm funções essenciais, como polinização, dispersão de sementes, ciclagem de nutrientes no solo, etc”.
 
Creditos Campo Grande News 

PMA 02 - Orientação Covid
Imprimir


Charge da Semana

Confira as principais charges que estão circulando na internet.

COVID-19

» todas as charges

PUBLICIDADE

All Gas

Entrevistas / Artigos

Editorial por Roney Rodrigues / Super FM 105.9

E Costa Rica foi campeã mais uma vez no Estado, que bom, só que não!

» todas as entrevistas e artigos

Siga-nos

FacebookTwitter


Jornalismo com credibilidade na região norte!