Costa Rica 21 ℃

Entenda o que é stalking, e veja como se proteger

A prática é considerada crime e pode ser punida com reclusão de 6 meses a 2 anos, mais multa

Publicado em 11/10/2021 17:35

Imagem: Divulgação

O termo "stalking" vem do inglês e significa o ato de perseguir alguém, de forma persistente. Isso ocorre quando uma pessoa cria obsessão por outra, e passa a persegui-la, seja presencialmente, seja online, seja em um condomínio, no trabalho ou em qualquer lugar.

O perseguidor (stalker) passa a monitorar constantemente a vida da pessoa, coletando todas as informações sobre essa, para marcar presença na vida da vítima, seja fisicamente ou na internet.

No Brasil o caso mais famoso já registrado foi o da atriz Anna Hickmann, a onde o perseguidor era um fã que sentia rejeitado. O homem de 30 anos invadiu o quarto de hotel em que a atriz estava hospedada e a ameaçou de morte, em meio a um conflito o homem acabou morto.

Diante do aumento de registro de ocorrências e denúncias nesse sentido, entrou em vigor no último dia 31 de março, a Lei nº 14.132/21.

Essa lei muda o status da perseguição, de contravenção penal para crime, incluindo o artigo 147-A ao Código Penal, sendo punido esse crime com reclusão de 6 meses a 2 anos, mais multa a ser fixada pelo juiz.

A pena pode aumentar, caso o delito seja cometido contra criança, adolescente ou idoso; mulheres, ou quando é executado por duas ou mais pessoas.

Práticas realizadas por stalkers

• O envio de inúmeras mensagens, e-mails, telefonemas, tentativas de invasão de contas virtuais, reclamações imoderadas em condomínios.

• A maioria das vezes, o stalker se esconde através de perfis falsos para perseguir a vítima na internet, também ocorre em condomínios, por moradores, colaboradores e, em muitos casos, o próprio síndico. Essa perseguição ocorre das mais variadas formas possíveis e em alguns casos, acaba gerando transtornos psicológicos na vítima.

• Seguir a vítima presencialmente, rondando sua residência e trabalho, e frequentando lugares comuns a vítima.

O que fazer para se proteger?

Colete todas as provas. Guarde o print de todas as mensagens, e-mail, ligações, bem como objetos que receber e apresente posteriormente à polícia.

Avise seus conhecidos, é importante não se sentir sozinha nessas situações.

Se notar que o agressor está te seguindo, tente fotografar, filmar ou obter testemunhas que possam atestar a situação e chame por ajuda.

Denuncie o stalking, dirija-se a uma delegacia de polícia munida das provas que possuir e registre um boletim de ocorrência.

Procure orientação de um advogado, que poderá auxiliar com um pedido de medidas protetivas de urgência.

Bloqueie o contato do stalker em suas redes sociais e o denuncie no próprio serviço.

Por Thais Libni / Correio do Estado

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar