Costa Rica 19 ℃

Sem médicos, Santa Casa suspende atendimento pediátrico no Prontomed a partir de hoje

Faltam médicos interessados em trabalhar no fim de ano, segundo hospital

Publicado em 22/12/2021 12:34

Por falta de médicos interessados em compor escala de plantão, a Santa Casa de Campo Grande anunciou que está suspenso, a partir de hoje, o atendimento pediátrico no Prontomed para pacientes de convênios e da rede pública, o SUS (Sistema Único de Saúde).

Pacientes beneficiários do plano Santa Casa Saúde deverão procurar o hospital da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul), a partir de agora. O hospital ainda não tem previsão de quando deve terminar a suspensão temporária.

Em nota, a Santa Casa esclarece que as autoridades já foram informadas sobre a situação e recomenda que a rede pública encaminhe os pacientes a outros locais aptos ao atendimento.

O hospital informou que encontrou dificuldade em compor minimamente de maneira adequada a escala médica de plantonistas no pronto-socorro pediátrico, sendo esgotadas na esfera administrativa todas as possibilidades de resolução da situação, inclusive com processo de busca por novas contratações, constantes reuniões com representantes do serviço de pediatria, incluindo negociações com aceite por parte do hospital das reivindicações dos profissionais, para que a escala fosse assumida pelo serviço, porém, todas sem sucesso.

“Desta forma, a instituição segue com indisponibilidade de profissionais para atuar nos atendimentos pediátricos, sendo necessária a interrupção temporária do atendimento no pronto-socorro pediátrico a partir desta data. A decisão foi notificada oficialmente às autoridades competentes, Ministério Público, Conselho Regional de Medicina e secretarias de Saúde do Estado e Município, e foi solicitada ainda, dentro de suas prerrogativas legais, em caráter emergencial, que viabilizem meios para que os pacientes pediátricos sejam encaminhados para outros serviços”, diz a nota da Santa Casa.

Por Caroline Maldonado / Campo Grande News

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar