Costa Rica 27 ℃

China suspende importações de carne de frango de frigorífico de MS

Motivos não foram divulgados; medida atinge também frigorífico de Goiás e causa baixo impacto no mercado

Publicado em 31/01/2022 17:38

Sem motivo informado, a Administração Geral de Alfândegas da China anunciou no domingo (30), a suspensão das importações de carne de frango de dois frigoríficos brasileiros, um deles – o Frango Bello – localizado em Itaquiraí, em Mato Grosso do Sul. A medida atinge também a São Salvador Alimentos, dona da marca Super Frango, em Itaberaí (GO).

A China é o principal comprador mundial de frango brasileiro. No ano passado, os chineses compraram 639,492 mil toneladas do produto, com uma receita de US$ 1,27 bilhão. No total, as exportações totais de frango do Brasil foram de 4,46 milhões de toneladas, com um faturamento total de US$ 7,89 bilhões em 2021.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa a indústria de carne de frango do país, avaliou, nesta segunda-feira (31/1), através de nota oficial, que a suspensão das exportações de dois frigoríficos por parte do governo da China não deve ter impacto significativo nos embarques do produto para o país asiático.

O Brasil tem 43 plantas frigoríficas habilitadas a exportar para os chineses.

"No quadro geral, não são esperados impactos significativos para as exportações brasileiras de carne de frango, que contam, atualmente, com 43 plantas habilitadas para exportar carne de frango para o país asiático", diz a nota.

Expotação em alta

As vendas de carne de frango para o mercado internacional totalizaram 4,6 milhões de toneladas em 2021, maior volume já registrado pelo setor em um único ano. Segundo o levantamento, o número superou em 9% o total exportado pelo Brasil em 2020, quando foram embarcadas 4,23 milhões de toneladas.

Por José Roberto dos Santos / Campo Grande News

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar