Costa Rica 24 ℃

Após superar depressão e encontrar felicidade, escritora de MS muda vida de pessoas pelo mundo

Lígia ainda conta com as últimas unidades do seu livro “Felicidade na Prática” e que poderão ser autografados até a próxima sexta-feira (11) em Campo Grande

Publicado em 07/02/2022 17:04

Foto: Divulgação

Quem diria que um simples origami em forma de ave – o Tsuru – levasse uma campo-grandense a escrever um livro sobre superação da depressão, busca pela felicidade, realização de sonhos e mudasse a vida de pessoas ao redor do mundo? A escritora Lígia Oizumi, que ficou conhecida como a “menina dos Tsurus” em MS, está de passagem por Campo Grande e ainda se surpreende com as histórias de muitas pessoas que embarcaram em campanhas para confecção de tsurus e leram seu livro.

Um desses casos é da empreendedora Aline Gregório, de 24 anos. Ela conheceu Lígia em Campo Grande, quando a escritora já estava com campanha e apresentar o projeto “1000 Tsurus por um Desejo” em meados de 2016. Na época, Aline era adolescente e cumpria pena em uma Unidade Educacional de Internação (Unei), havia sido transferida de São Paulo e havia perdido a mãe.

“Quando conheci a Lígia estava interna na Unei e havia perdido minha mãe. Estava com depressão e queria apenas ficar no quarto. Aquele momento achei que seria um ciclo vicioso, que não iria sair de lá e nunca ia poder ter minha liberdade de volta. Um dia a Lígia apareceu apresentando o projeto dela. Ela não só ensinou a dobrar um pedaço de papel ou a confeccionar um origami, me ensinou a ter calma, paciência e a buscar a esperança. Quando fiz os tsurus vi que ainda tinha esperança, que nunca é tarde demais, que eu ia sair dali e mudar de vida e esse foi impacto que Lígia trouxe a minha vida”, diz Aline.

E não parou por aí, Aline saiu da Unei e continuou a fazer tsurus e se reencontrou com Lígia. Ela aproveitou oportunidades de trabalho e ajudou escritora a levar cerca de 15 mil origamis para Chapecó (SC) na Arena Condá em homenagem às vítimas e familiares de jogadores do Chapecoense, após a tragédia, quando a aeronave que levava atletas, dirigentes do clube e jornalistas para a final da Copa Sul-Americana caiu, na Colômbia, em 28 de novembro de 2016. No total, 71 pessoas morreram.

“Fomos para Chapecó, visitamos hospitais para entregar os tsurus e foi muito lindo, porque a gente viu o sorriso das pessoas. Senti a mesma coisa quando fui tocada pela Lígia, eu senti esperança e que estava levando também para as pessoas, no hospital, para as crianças. Foi gratificante”, relembra a empreendedora.

Aline, que também superou a depressão diz a todos que a esperança está dentro de cada um, basta encontrar o caminho até ela. “Eu digo para as pessoas que estão passando por um momento difícil, que não perca as forças ou esperança. A vida é maravilhosa, basta você querer, se agarrar naquilo que te dá força. A esperança é que alimenta a alma e faz a gente caminhar”.

Tsurus que voam pelo Brasil e mundo

O carioca Alessandro do Nascimento, de 41 anos, também é uma das pessoas que foram transformadas. Ele conheceu Lígia quando cumpria pena na Penitenciária Central do Estado - Unidade de Progressão (PCE-UP) de Curitiba, no Paraná.

“Eu cumpri pena porque cheguei ao fundo poço por conta de más amizades, que me envolveram no mundo das drogas. Eu já havia me arrependido dos meus erros e estava cumprindo pena eu só pensava em cuidar da minha família. Em 2017, a Lígia nos fez uma visita e contou sobre a sua história de depressão e propósito de vida. Não era um choro de tristeza, mas de alegria em fazer diferente. Aquilo tocou a mim e aos demais, e resolvemos entrar e ajudar a Lígia a confeccionar os tsurus que foram para o Japão. Eu cumpri minha pena, e hoje vivo com minha família em paz”, relembra Alessandro.

Ele afirmou que continua fazendo tsurus e entrega para as crianças da sua comunidade e que o livro “Felicidade na Prática” é de fundamental leitura para quem busca a verdadeira felicidade.

“É como se fosse a Bíblia, não adianta você ler apenas. É necessário ler, reler e buscar entendimento. Eu percebi isso quando pude ler o livro, passar seguir a Deus e hoje também como evangélico, que passamos por situações para que possamos sair mais fortes dela. E a Lígia nos ensina como podemos passar por tudo e ainda sermos felizes. Ela tem um coração enorme e agradeço a Deus por isso”, agradece Alessandro.

Os tsurus chegaram ao Japão e até a autônoma, Edna Hatsumi Honji Oliveira, de 55 anos que mora na cidade de Toyohashi, que fica no Estado de Aichi. Ela conheceu a escritora por meio do Facebook.

“Conheci através do Facebook em um vídeo falando sobre o Projeto “1000 Tsurus por 1 Desejo”, em 2017, onde me identifiquei, principalmente com a Lígia. Não a conheço pessoalmente, mas temos contato pela internet desde então. Quando comecei a fazer os tsurus tinha 3 amigas com câncer. Infelizmente duas não resistiram. Fiz os tsurus e entreguei e vi um sorriso em cada uma. Fazer parte deste projeto me abriu um horizonte abriu meu coração e vi que com pequenos gestos posso fazer a diferença na vida de alguém e que a felicidade está dentro de mim. Dentro de nós. Foi muito significativo. E faço os tsurus até hoje”, relembra Edna.

A autônoma também relata que tem a convicção que realmente os mil tsurus trazem a cura, a felicidade, a esperança. “Não é só uma lenda. A Lígia foi e é uma inspiração, uma esperança, uma mestra, um anjo ao ensinar que dobrando um pequeno papel quadrado se transforma em um fio de esperança para aqueles que estão tristes”.

Edna afirma que leu o livro “Felicidade na Prática” e que lendo pela 5ª vez e que sempre tira novos aprendizados. “O livro nos mostra que temos que lutar pela nossa felicidade, ela está dentro de nós e se não a libertamos não poderemos senti-la. Nas passagens do livro, ela nos mostra como procurou alternativas para não desistir do seus desejos e saiu para outros países ensinando a dobrar os tsurus e buscar sabedoria para acrescentar em sua vida”, conta.

Realização e felicidade de Lígia

De passagem por MS, Lígia trouxe seu filho Luka que nasceu do seu casamento com Alex em Nova Iorque, onde atualmente vivem, e revela como fica feliz e surpreende ainda com cada depoimento das pessoas que se sentiram tocadas por suas campanhas com os tsurus e pelo seu livro, que está nas últimas unidades da 1ª edição.

“Eu fico com o coração imensamente feliz de poder compartilhar o que vivi, enfrentei em busca dos meus sonhos e consegui realizá-los. O livro “Felicidade na Prática” tem uma série de ensinamentos que vivi, mas o que mais importa é a mensagem que consegui transmitir de que cada um de nós, independente de sua situação, vida, dificuldades deve buscar sempre a esperança e ter a certeza que pode ser feliz, não daqui 10, 20 ou 30 anos, mas hoje, a cada momento e a cada minuto. Todos somos especiais e cada um de nós pode fazer a diferença neste mundo. Basta encontrar seu propósito”, finaliza.

Lígia ainda conta com as últimas unidades do seu livro “Felicidade na Prática” e que poderão ser autografados até a próxima sexta-feira (11/02) em Campo Grande.

Livro

O livro também pode ser adquirida no Brasil com frete grátis pela internet por meio do Pag Seguro (clicando aqui) ou ainda pela Amazon para dispositivos de leitura (clicando aqui).

Por Marcelo Varela Nina / Varela.com – Assessoria e Estratégia em Comunicação

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar