Costa Rica 27 ℃

Em Paraíso das Águas, Dia da Oportunidade reúne empreendedores e produtores rurais

Realizado por meio do programa Cidade Empreendedora, evento gratuito traz capacitações, palestra-show com ilusionistas, sessão de negócios e mostra de inovação

Publicado em 11/03/2022 14:59

Foto: Divulgação - Sebrae/MS

Com uma ampla programação gratuita para o público, que inclui capacitações, palestra-show com ilusionistas, mostra de inovação e sessão de negócios, é realizado nesta sexta-feira (11), em Paraíso das Águas, o Dia da Oportunidade. Promovido pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento teve início durante a manhã com uma abertura oficial que reuniu representantes das duas instituições e lideranças locais.

Na data, o prefeito de Paraíso das Águas, Anizio de Andrade, destacou a relevância do evento para o município. "Esse é um momento muito importante para nós e, principalmente, para os comerciantes e empresários. No ano passado, firmamos a parceria com o Sebrae e a instituição tem trazido muito conhecimento para cá. Esse evento é um exemplo disso, é um dia intenso de atividades quando nossos empreendedores e produtores poderão aprender mais e melhorar os negócios. Já percebemos uma mudança no comportamento deles, estão mais otimistas e engajados, procurando implantar melhorias nos comércios e nas empresas. É isso que nós queremos, fortalecer o nosso comércio para ter mais emprego e renda", comentou o prefeito.

Segundo a diretora-técnica do Sebrae/MS, Maristela França, o evento vem somar com todo o trabalho que é realizado pela instituição em Paraíso das Águas. "O Dia da Oportunidade é uma ação de destaque do programa Cidade Empreendedora que começou aqui em abril de 2021. De lá para cá, já fizemos mais de 200 atendimentos diretos aos empreendedores e atuamos junto aos pequenos produtores para fortalecer o comércio e o agronegócio que é a área mais pujante no município. O evento congrega com toda essa atuação e vem para fomentar o crescimento de Paraíso das Águas. Nós, do Sebrae, estamos aqui para trabalhar, atuar em conjunto pelo desenvolvimento, fortalecendo os pequenos negócios, que são a nossa missão, melhorando a qualidade de vida de todos os munícipes e estreitando as relações institucionais pública e privada, para que juntos possamos fazer acontecer", destacou Maristela.

Durante a abertura do evento, a Associação Comercial, Industrial e Agropastoril e de Serviços de Paraíso das Águas (ACIASPA), juntamente com as secretarias municipais de Saúde e de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, lançaram a campanha “#VivoAquiComproAqui”. A iniciativa, desenvolvida por meio do programa Cidade Empreendedora, vem para incentivar a população a adquirir produtos do comércio local.

“Estamos lançando a campanha hoje e a ideia principal é fazer com que as pessoas que moram em Paraíso das Águas tenham a consciência da importância de comprar dos empreendedores daqui. Fizemos um panfleto informativo e, na próxima semana, nossos agentes municipais de saúde irão entregar também esse material para as famílias quando fizerem as visitas às casas”, esclareceu Wilson Matheus, secretário de Desenvolvimento Econômico Meio Ambiente e Turismo.

Donato de Rezende, tesoureiro da ACIASPA, expôs que a associação foi criada recentemente, em fevereiro deste ano, e possui 28 empreendedores associados. O intuito é que campanha é fortalecer o comércio local: “Pensamos nessa estratégia para dar apoio aos empresários aqui da cidade, quanto mais eles vendem, mais aumentam a lucratividade e conseguem melhorar a empresa, gerar emprego e renda, mas para isso precisamos que a população dê preferência para o que é daqui”, comentou Donato.

Também participaram da solenidade de abertura os secretários municipais e, entre as lideranças locais, esteve presente o vereador Leonardo Corniani, presidente da Câmara Municipal.

Aprovação

Pequenos empreendedores e produtores da agricultura familiar estiveram presentes para acompanhar o evento. Muitos deles participaram da Feira de Negócios e tiveram a oportunidade de expor os produtos para comunidade. Dona Olenzina Justina, por exemplo, é proprietária do sítio Rego D’água, localizado no assentamento Matera. Ela levou as hortaliças que produz para comercializá-las.

“Gostei muito de participar desse Dia da Oportunidade, fiquei muito feliz com as vendas. Eu já recebo acompanhamento do Sebrae e cada dia que passa você vai aprendendo mais, tem que estar sempre participando para não ficar para traz e melhorar a produção”, comentou a produtora. Outra produtora do assentamento Matera que participou do evento foi a Dona Anezia Cassemiro, proprietária de uma chácara que leva o nome da família. Ela também produz hortaliças e legumes e, desde o início do programa Cidade Empreendedora, participa das capacitações voltadas para a agricultura familiar.


"Nós já plantávamos, mas com a chegada do Sebrae conseguimos melhorar a nossa produção e essa parceria já dura pouco mais de um ano. A equipe veio até a nossa horta, nos ensinou novas formas de plantio, além de

fazer um acompanhamento bem próximo da nossa produção. Todo mês recebemos uma visita. As minhas vendas estão indo muito bem, eu entrego nas escolas, temos também um espaço na feira e agora vamos começar a oferecer na Associação e nos mercados", comemorou Dona Anezia.

Além da Feira de Negócios, muitos empreendedores e pequenos produtores participaram das capacitações oferecidas durante a manhã – no âmbito do agronegócio, os temas abordados foram bioinsumos como alternativa de produção de hortaliças orgânicas e planejamento de produção, já para os empreendedores, as capacitações foram voltadas para a área de marketing digital e organização financeira.

Também durante a manhã, estudantes da Escola Municipal Lizete Riveli Alpe e da Escola Estadual Vereador Kendi Nakai participaram das palestras “Negócios de impacto social e ambiental como oportunidade” e “Impressão 3D do hobby ao negócio” promovidas pela equipe do Living Lab.

Para Evelyn Dias Rodrigues, de 13 anos, aluna do 8º ano do Ensino Fundamental, ter a possibilidade de ver de perto uma impressora 3D e como ela funciona foi bastante interessante: “Gostei muito, já tinha ouvido falar, mas nunca tinha tido contato. A gente percebe que é possível trabalhar com coisas diferentes e considerar o empreendedorismo como uma profissão”, comentou a estudante.

Ações

O Dia da Oportunidade traz para os participantes uma extensa programação com atividades que seguem até o fim da tarde, às 19h30. A Feira de Negócios é uma das iniciativas que permanecem à disposição do público durante o evento, como a mostra de inovação “Living Lab Day” – que apresenta produtos digitais como Simulador de Negócios e Vitrine Digital e as possibilidades de criação de novos produtos a partir de uma impressora 3D e de uma mini fresadora de precisão.

Outra ação voltada para os pequenos empreendedores que acontece no período da tarde é a Sessão de Negócios. O encontro tem proposta de aproximar os pequenos empreendimentos das empresas âncoras e possibilitar o fechamento de novos negócios.

Por fim, a principal atração do Dia da Oportunidade em Paraíso das Águas é a palestra-show com os ilusionistas Klauss Durães e Henry Vargas que fechará o evento a partir das 18h. Os dois são campeões internacionais de ilusionismo e considerados os melhores profissionais da área na América Latina e, na data, irão abordar o tema “O impossível é uma ilusão: empreendedorismo, inovação e tecnologia".

Fonte: Assessoria de Imprensa - Sebrae/MS

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar