Costa Rica 20 ℃

Lojistas vêm sendo vítimas de golpe do falso protesto cartorial

Câmara de Dirigentes Lojistas alerta varejistas sobre crime

Publicado em 04/05/2022 13:19

Chamado de "Golpe do protesto", alguns lojistas da Capital estão recebendo notificação de protesto para o CNPJ da empresa, enviada pelos Correios, onde consta um QrCode para um pix de pagamento da suposta dívida.

A equipe da CDL CG fez contato com cartórios da capital e de Brasília, que é uma das cidades de origem das tais notificações, que informaram que os pagamentos do protesto são realizados por meio de boleto e o protesto só ocorre no próprio domicílio da empresa.

Além do mais, ao checar para qual empresa deveria ser feito o pagamento, descobriu que se trata de uma Microempresa, com nome fantasia de “CARTORIO NACIONAL DE TÍTULOS E PROTESTO LTDA”, cuja atividade principal tem o Cnae 82.91-1-00 – Atividades de cobranças e informações cadastrais e as atividades secundárias variam do Cnae 58.13-1-00 – Edição de revistas, ao 73.19-0-03 – Marketing direto, entre outras diversas atividades.

A equipe CDL CG também descobriu que a empresa que faz a referida cobrança com nome de Cartório Nacional não possui em seu CNPJ nenhuma atividade relacionada a Cartórios, cujo Cnae é 6912-5/00 e a mesma está situada em Goiânia/GO.

O presidente da CDL CG, Adelaido Vila, reforçou a necessidade de checagem dessa comunicação. “Sempre lembramos aos varejistas que é preciso conferir os dados e não fazer o pagamento se não tiver certeza absoluta de que a empresa realmente tem essa dívida”. A orientação é que as pessoas que receberem alguma notificação nesse sentido confiram se o protesto realmente existe pelo site https://site.cenprotnacional.org.br/.

Por Ana Oshiro / Campo Grande News

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar