Costa Rica 24 ℃

Com ajuda do México e Venezuela, Cuba tenta controlar maior incêndio da história em tanque de petróleo

Na sexta-feira (5), um raio atingiu um dos oito tanques de armazenamento de combustível na instalação de Matanzas, localizada a cerca de 130 quilômetros a leste de Havana

Publicado em 09/08/2022 16:10

Incêndio em plataforma de petróleo em Cuba (Imagem: Presidência de Cuba / Reprodução)

Cuba, com a cooperação do México e da Venezuela, tenta controlar um incêndio em sua principal instalação de armazenamento de combustível que matou um bombeiro e deixou 16 desaparecidos em meio a tumultos.

Um raio atingiu um dos oito tanques de armazenamento de combustível na instalação de Matanzas, localizada a cerca de 130 quilômetros a leste de Havana, na sexta-feira (05). Autoridades relataram que mais de 4.500 pessoas deixaram a área próxima ao local.

A chefe do Partido Comunista em Matanzas, Susely Morfa, disse a jornalistas locais que “não há chamas neste momento, apenas fumaça branca emana”, aludindo ao primeiro tanque de combustível que foi atingido por um raio na sexta-feira.

O segundo tanque, disse ele, ainda está queimando, enquanto um terceiro, que as autoridades temiam que explodisse na noite de sábado, “está sendo resfriado com água em intervalos, a fim de manter uma temperatura adequada que impeça a combustão dos gases”.

Mais de 100 pessoas, muitas delas socorristas, ficaram feridas — principalmente pela segunda explosão — das quais 24 permanecem hospitalizadas, cinco em estado crítico, segundo as autoridades de saúde locais.

“Estamos diante de um evento que não é acidental no país. É um incêndio de alta proporção (…), muito difícil de controlar em Cuba, onde não há todos os meios necessários, não há toda a tecnologia e por isso contamos com assessoria técnica (…)”, disse o presidente Miguel Díaz-Canel.

“A ajuda é importante, eu diria que é vital e vai ser decisiva…”, disse à televisão estatal.

No domingo, México e Venezuela enviaram equipes para ajudar a combater o grande incêndio. O país também aceitou uma oferta dos Estados Unidos de “conselhos técnicos não especificados”.

Militares e civis do México, bem como bombeiros e técnicos da Venezuela, com experiência no manejo de incêndios causados ​​por combustíveis, estão cooperando com o pessoal cubano e transportaram espuma, equipamentos e outros produtos químicos ignífugos para controlar o fogo que ainda está ele se espalha.

Jorge Piñon, diretor do Programa de Energia e Meio Ambiente da América Latina e do Caribe da Universidade do Texas em Austin, disse que cada tanque da instalação pode armazenar 300 mil barris e fornecer combustível para usinas de energia.

Fonte: Reuters

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar

Internacional

Ucrânia bombardeia Melitopol e sinaliza nova fase de contraofensiva

A Força Aérea da Ucrânia bombardeou ontem a cidade de Melitopol, um importante ponto estratégico no sul da Ucrânia, como parte de sua contraofensiva para ret...

Internacional

Bombardeios russos atingem Kiev e matam recém-nascido no sul da Ucrânia

A Rússia lançou uma nova ofensiva contra a Ucrânia nesta quarta-feira, 23, com o bombardeio de uma série de alvos civis e militares espalhados pelo país, pro...