Costa Rica 24 ℃

Cães e gatos podem viver até 18 anos, aponta médica veterinária

É possível aumentar a expectativa de vida de animais com boa alimentação, prática de atividades física e visitas regulares ao veterinário

Publicado em 14/08/2022 08:34

Tequila tem 13 anos, e a gata Mel tem 4 anos (Foto: Arquivo Pessoal

Animais de estimação, como cães e gatos, podem viver até os 18 anos, conforme a médica veterinária, Daniele Salomão Mascarenhas, afirmou ao Correio do Estado.

A expectativa de vida varia conforme a raça e porte do animal. Gatos podem viver de 14 a 18 anos.

Já cães de pequeno porte vivem, em média, até os 16 anos e cães de grande porte até os 14 anos.

Cachorros como pug e bulldogs tem expectativa de vida de oito a dez anos devido à predisposição a problemas respiratórios.

“Mas é muito comum entrar animais de 18 anos por exemplo, por isso existe tanta divergência entre os autores, porque são muitas variáveis”, ressaltou.

De acordo com a veterinária, é possível aumentar a expectativa de vida de cães e gatos praticando as seguintes atitudes:

Levar o animal regularmente ao veterinário, para fazer exames de rotina;

Vaciná-lo;

Vermifugá-lo;

Praticar atividades físicas, através de brincadeiras e passeios;

Controlar parasitas como pulgas, carrapatos, vermes;

Oferecer alimentação de boa qualidade;

Segundo Daniele, um ano de vida humano não representa sete anos de vida para animais. Portanto, é incorreto multiplicar cada ano de vida de um cão por sete.

“Esse cálculo foi baseado em estimativas comportamentais, mas logo pensando na parte reprodutiva, um cão de porte pequeno de 1 ano de idade já pode se reproduzir, enquanto que um criança de sete anos não, então aí já não faria sentido essa comparação”, explicou.

Cachorros ‘vira-latas’, sem raça definida (SRD), possuem resistência imunológica maior a determinado micro-organismo, do que um cão de raça, pelo fato de eles serem expostos nas ruas e adquirem imunidade.

Entretanto, cães vira-latas podem ter as mesmas doenças que cachorros de raça. “Acontece que a variação genética entre cães de raça é pouco variável, então as doenças que já são predispostas aquela determinada raça irão passar de geração para geração, e entre os vira-latas como existe uma alta variação genética pela misturas de raças, os genes de alguma determinada do doença se ‘perde’”, explicou.

Direitos

De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os animais possuem direitos garantidos por lei. Confira:

Direito ao respeito;

Direito à consideração, atenção, cura e proteção do homem;

Direito de viver livre no seu próprio ambiente;

Direito à alimentação reparadora e ao respeito;

A morte de um animal deve ser por sua longevidade natural, sem dor ou angústia;

É inaceitável que o homem mate, explore, maltrate ou tenha atos cruéis com animais;

Quem agride animais pode pegar de dois a cinco anos de prisão e ainda pagar multa de R$ 500,00 a R$ 3.000,00 por animal.

Caso o crime seja em flagrante, o agressor será levado para a delegacia. Quem maltratar animais terá a ficha suja, ou seja, antecedentes criminais.

Por Naiara Camargo / Correio do Estado

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar