Costa Rica 23 ℃

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é lançado em Costa Rica

O Município de Costa Rica é o 1° no Estado a lançar oficialmente o PNAIC

Publicado em 19/03/2013 12:00

A formação continuada dos professores é um dos principais pontos de qualificação educacional (Foto: PH - ASSECOM/PMCR)

A SEMED - Secretaria de Educação do Município de Costa Rica – MS lançou oficialmente, na noite de ontem (18), o PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A solenidade foi realizada no auditório da SEMED, e contou com a presença de diversos diretores de escolas, orientadores educacionais, professores, além de representantes de órgãos públicos e entidades representativas.

Segundo a coordenadora Estadual do PNAIC, Dra. Regina Aparecida Marques de Souza, o objetivo do PNAIC é a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais brasileiras. “Essa parceria trata de um interesse comum para incentivar o letramento e a alfabetização na idade certa, estreitando ainda mais os laços com as secretarias de Educação”, enfatizou.

“A capacitação busca atender os professores de Costa Rica que irão receber novos conteúdos para que eles possam ter o reconhecimento necessário para agir como multiplicadores, incluindo uma rotina de acompanhamento para reforçar a continuidade das etapas de formação nas escolas”, enfatizou a secretária Municipal de Educação, professora Mestre - Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral.

Ainda durante a solenidade, ao fazer uso da palavra, a coordenadora Municipal do PNAIC, professora Mara Silva Paes Barbosa, destacou os avanços já conquistados e enfatizou o compromisso que o atual gestor municipal tem para com a educação de Costa Rica. “A melhoria da qualidade do ensino fundamental é uma das prioridades do prefeito Waldeli dos Santos Rosa (PR)”, disse Mara Silva.

Para Waldeli a formação continuada dos professores é um dos principais pontos de qualificação educacional, que terá bolsas oferecidas aos profissionais e outras atividades voltadas para o cumprimento dos objetivos do pacto. “Para nós é uma alegria podermos dar continuidade ao projeto iniciado no ano de 2012, como já destacamos anteriormente tudo que é bom tem que continuar”, afirmou o prefeito de Costa Rica.

Waldeli enfatiza ainda que a Educação precisa ser melhorada e com o lançamento desse pacto as ações mostram que estão no caminho certo. “Vamos aproveitar a nossa experiência e os erros do passado para fazermos uma Educação de qualidade e principalmente com igualdade social. A qualificação dos nossos educadores é a porta para o ensino de qualidade”, finalizou o prefeito.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar