Costa Rica 25 ℃

II COINE discute os rumos da Educação

Comunidade escolar e população em geral discutem políticas educacionais durante a II COINE

Publicado em 25/05/2013 07:02

Waldeli afirma que por meio da conferência é possível realizar um processo educacional avançado (Foto: Kayron Rodrigues)

Representantes das cidades de Costa Rica; Alcinópolis; Chapadão do Sul; Figueirão e Paraíso das Águas debateram nesta sexta-feira (24) os rumos da educação pública em seus municípios e região, como preparação para as próximas conferências: Estadual e Nacional.

Lideranças políticas, gestores, profissionais da educação, pais, alunos e representantes dos conselhos Municipais de Educação participaram do encontro realizado no Conviver – Centro de Convivência do Idoso, em Costa Rica.

As conferências municipais, intermunicipais, estaduais e distrital têm como propósito discutir temas específicos para a definição das políticas regionais e locais que venham a contribuir através de propostas da sociedade para a efetivação e implementação do PNE - Plano Nacional da Educação, fruto do movimento desencadeado pela I CONAE ao indicar ações e estratégias concretas para as políticas de educação básica e superior.

A secretária de Educação de Costa Rica, Profª ME. Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, destaca a importância da participação de toda a comunidade escolar na discussão de melhorias para a educação pública. “Garantir um ensino de qualidade, deve ser um compromisso de toda a sociedade. Ver aqui a efetiva participação de toda comunidade escolar é extremamente gratificante. Essa é uma oportunidade ímpar, não só para identificar os problemas, mas para construir soluções no coletivo”, disse.

Manuelina afirmou, ainda, que as discussões realizadas nos sete eixos componentes da Conferência são fundamentais por estarem diretamente ligados aos grandes objetivos norteadores da educação no Estado. “É por meio dessas discussões que poderemos programar ações para a melhoria do nível de aprendizado; a universalização do ensino médio; a institucionalização do regime de colaboração entre União, Estado e municípios, e o combate ao analfabetismo”, enumerou a secretária.

O prefeito de Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa, afirma que por meio da conferência é possível formalizar um processo educacional avançado. “Aqui estão reunidos educadores, de cinco municípios para discutir os problemas da educação. Nessa oportunidade ímpar que a secretaria de Educação está nos proporcionando, sairão às ideias e as propostas. Tenho certeza que a partir de hoje vamos formalizar um processo educacional bem avançado para nossa região, nosso Estado e nosso País”, enfatizou o prefeito.

"Não dá pra fazer educação só. É preciso a colaboração de todos os entes. União, Estado e Municípios têm que discutir juntos as políticas públicas para o desenvolvimento da educação", afirmou a subsecretária de Educação de Costa Rica, Dulcinéa Rosa

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar