Costa Rica 21 ℃

Aluno de MS cria sal para combater dengue e ganha prêmio mundial

A pesquisa partiu do princípio do poder bactericida de um líquido extraído da castanha de caju

Publicado em 07/06/2013 08:16

Giuliano Lopes/AL

Com base em produtos tradicionais de Mato Grosso do Sul, o aluno Gabriel Tiago Galdino, de 17 anos, ganhou o terceiro lugar em feira de ciência mundial, representando a Escola Estadual José Maria Rodrigues, do Bairro Mata do Jacinto. Ele criou um sal, capaz de impedir o desenvolvimento da larva do mosquito da dengue.

Desde 2010, com a orientação do doutor em química da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Adilson Beatriz, Gabriel começou os estudos. A pesquisa partiu do princípio do poder bactericida de um líquido extraído da castanha de caju.

Assimilado com o óleo de manona, o estudante desenvolveu um sal, capaz de impedir o desenvolvimento da larva do mosquito da dengue. O produto pode ser usado em água parada para impedir a proliferação da doença, que, neste ano, voltou a provocar epidemia em Campo Grande.

Com a ideia, primeiro, Gabriel venceu etapa nacional da feira de ciência e, depois, levou o terceiro lugar na fase mundial, realizada nos Estados Unidos. “É a primeira vez que um aluno do Estado ganhou os prêmios”, destacou, durante participação da sessão desta quinta-feira (6), da Assembleia Legislativa.

Agora, o plano é patentear o produto para eventualmente ele ser usado no combate à dengue. Além dos prêmios na área de ciência, Gabriel é medalista de ouro das Olimpíadas de Matemática. “Quero me formar em engenharia”, disse aos deputados. Ele está no terceiro ano do ensino médio e, diante dos prêmios, ganhou bolsa em escola participar da Capital.

Fonte: Midia Max

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar