Costa Rica 22 ℃

Figueirão implanta sistema de reconhecimento facial em escola

Um sensor identificará o estudante a partir da leitura facial

Publicado em 29/07/2014 13:33

Foi instalado na Escola Municipal Antônio Inácio Furtado Polo, nesta terça-feira (29), um sistema de frequência, que entra em fase de teste na rede municipal de ensino de Figueirão. A Frequência Digital Escolar é uma iniciativa inédita em MS e tem como objetivo garantir a segurança no ambiente escolar, reduzir possível evasão e tranquilizar a família do estudante.

Técnicos responsáveis pela criação e implantação do sistema de frequência digital demonstraram hoje o uso do equipamento instalado na entrada principal da escola.

Para o prefeito de Figueirão, Neilo Cunha, a importância desse sistema é para que o pai ou mãe saiba, quase que de imediato, se o filho está ou não na escola. Além disso, ele ressaltou que é mais dinâmico e rápido, pois deixa de tomar o tempo da aula para realizar a chamada.

Sistema

Um sensor identificará o estudante a partir da leitura facial, registrando automaticamente a sua presença e direcionando a informação para uma central de dados. O sensor biométrico analisa cada estudante a partir de uma câmera que reproduz a própria imagem no visor do equipamento. Em seguida, um sinal sonoro é emitido, autorizando a passagem do estudante.

Não só alunos, mas professores e gestores também terão que registrar presença, por meio da biometria, oferecendo dados e informações sobre o controle das suas frequências, que já é uma exigência do Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o secretário de Educação, José André Cortez Feliciano, os pais do aluno que não registrar a presença recebem uma mensagem de texto no celular e um e-mail avisando sobre a falta da criança na instituição de ensino. Isso ocorrerá meia hora após o início das aulas.

Em caso de atraso ou ausência do estudante, depois de encerrado o horário de entrada e os portões da escola serem fechados, o sistema envia em tempo real uma mensagem de celular para o número cadastrado, que deverá ser o de algum responsável, como o pai ou a mãe, por exemplo. Isso também acontecerá a cada ingresso e saída do estudante.

O Conselho Tutelar e o Programa Bolsa Família também poderão ser integrados ao sistema digital.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar