Costa Rica 19 ℃

Produtores de Leite de Costa Rica aprendem a técnica correta da ordenha mecânica

Treinamento foi oferecido gratuitamente por meio de uma parceria entre o SENAR e a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento

Publicado em 31/07/2014 12:01

Foto: Divulgação

As principais práticas de manejos e ordenhas envolvidas na atividade leiteira foram aprendidas por 12 produtores rurais de leite do Município, por meio do curso de Operação e Manutenção de Ordenha Mecânica, que foi ministrado por um técnico do SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em parceria com a SEMAD – Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento.

Realizado nos dias 24 e 25 de julho, no Sítio dos Amigos de propriedade do produtor Aparecido Guedes Cardoso (Guedinho), os participantes puderam aprender sobre as instalações adequadas para o manejo dos animais, a qualidade da água, higiene e manutenção, refrigeração e armazenagem do leite e manejo sanitário, além de cuidados que são necessários com a vaca antes do parto, nascimento da bezerra, aplicação de vacinas e ordenha (mecânica e manual).

O prefeito em exercício Roberto Rodrigues que esteve participando do encerramento do curso relata que o treinamento ensinou o produtor a usar melhor todo o potencial da propriedade. “Eles já têm estrutura e, com o curso, eles puderam aprender tendências tecnológicas e econômicas do leite, preservação do meio ambiente e os pré-requisitos para a inseminação artificial e, com isso, potencializar a renda”, explica.

O participante Guedinho destacou que ao manejar corretamente a ordenhadeira, o produtor terá uma redução no custo da mão-de-obra e rapidez na coleta do leite. “Estamos capacitados a efetuar a manutenção e operação de modo eficaz para que os equipamentos de ordenha mecânica possam assim ter mais vida útil, além de podermos economizar com reparados desnecessários”. 

O secretário relatou que a principal dúvida dos participantes foi com relação à limpeza do equipamento, o que contribui, significativamente, para a qualidade do leite. “Hoje em dia, há preocupação em obter leite com higiene e manter a limpeza diária da ordenhadeira. O consumidores e laticínios querem leite de qualidade e os cuidados no momento da ordenha, são fundamentais”, acrescentou Keyler Barbosa.

Segundo o gestor, o treinamento abordou como pontos principais: rotina de ordenha; funcionamento, limpeza e higienização da ordenhadeira mecânica; qualidade de leite e tratamento da mamite. Como o curso é 80% com aulas práticas, os 12 participantes puderam aprender o jeito certo de utilizar o equipamento. 

Por ser um curso bastante requisitado pelos cooperados e trabalhadores rurais para se alcançar a melhoria da qualidade do leite e, consequentemente, obter maior retorno financeiro e por ter atingido a participação máxima dos produtores de leite da região, o secretário anunciou que “Devido a grande procura pelo curso uma nova turma terá a oportunidade de receber este treinamento nos dias 18 e 19 de agosto, os interessados devem procurar a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento”, concluiu.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar