Costa Rica 29 ℃

27 DE SETEMBRO é o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica, em Costa Rica

o objetivo da Campanha de Vacinação Antirrábica é prevenir a transmissão da raiva nos animais domésticos, evitando assim a possibilidade de contaminação do ser humano

Publicado em 16/09/2014 14:27

Foto: divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Sanitária realiza no próximo dia 27 de setembro de 2014, o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos.

No Dia D, os proprietários deverão levar seus animais, das 8h às 17h, em um dos pontos estratégicos de vacinação que estarão montados por toda a cidade: Rodoviária; Praça Central; Feira do Produtor; Praça da Vila Nunes; Praça Dona Alice (em frente ao Mega Atacadista) e na Praça do Vale do Amanhecer.

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Laura Viviane, o objetivo da Campanha de Vacinação Antirrábica é prevenir a transmissão da raiva nos animais domésticos, evitando assim a possibilidade de contaminação do ser humano.

Ainda conforme a coordenadora, todos os cães e gatos a partir de três meses de idade, deverão ser vacinados. “Estaremos liberando a vacina para ser levada somente para aqueles proprietários de animais que levarem caixa de isopor com gelo”, explicou Laura Viviane.

A secretária Municipal de Saúde, Adriana Tobal, lembra que a Raiva é uma doença fatal que pode acometer a todos os mamíferos, inclusive o homem.  A transmissão ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo, através da pele ou mucosas, por mordedura. A vacinação é a única forma de evitar que o animal venha a desenvolver a raiva e transmiti-la ao homem.

Fonte: ASSECOM/PMCR

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar