Costa Rica 20 ℃

Inaugurada a Vara do Trabalho Itinerante em Costa Rica

Waldeli agradeceu ao desembargador, aos representantes dos outros dois Poderes e à OAB pelo empenho em trazer a Justiça cada vez mais perto do jurisdicionado

Publicado em 22/10/2014 15:45

Foto: Willian Vicente - ASSECOM/PMCR

A população costarriquense já conta com uma Vara do Trabalho Itinerante.  A unidade foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (22), em uma cerimônia da qual participaram o presidente do TRT/MS – Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul – 24ª Região, desembargador Francisco das C. Lima Filho, o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, o juiz titular da Vara do Trabalho de Cassilândia – MS, Marcelino Gonçalves, e o presidente da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil - Sub-seccional de Costa Rica - MS, Marcio Rodrigues.

Entre inúmeras personalidades que também compareceram, o vice-prefeito e procurador Jurídico do Município Roberto Rodrigues; o juiz de Direito da 2ª Vara Civil e Criminal Marcos Abreu de Magalhães; o vereador José Augusto Maia Vasconcellos no ato representando a Casa de Leis; o delegado de Polícia Civil Hoffman D’Avilla Candido e Sousa; o comandante da Polícia Militar de Costa Rica Esteban Palácios; a vice-presidente da OAB/Costa Rica Elizandra Thais Frezarin Rosa Rosa Matsumoto; os vereadores Ailton Amorim, Ivanildo Ferrari, Rayner Moraes e Jovenaldo Francisco dos Santos; secretários, subsecretários e assessores da administração municipal, advogados, entre outros.

Após a entrega das chaves do prédio ao desembargador, o prefeito destacou sua imensa alegria em poder participar da implantação do novo serviço. Waldeli agradeceu ao desembargador Francisco presidente do TRT/MS, aos representantes dos outros dois Poderes e à OAB local em nome do presidente Marcio Rodrigues pelo empenho em trazer a Justiça cada vez mais perto do jurisdicionado. 

“Só temos que celebrar mais esse sonho realizando em beneficio da comunidade. Agora a Justiça do Trabalho tem cara em Costa Rica. Nossa cidade está a cada dia avançando mais e mais”, comemorou Waldeli reforçando que o próximo passo é buscar um posto avançado da Vara do Trabalho para Costa Rica.  

Em seu discurso, o desembargador Francisco das C. Lima Filho ressaltou que a instalação das unidades itinerantes é resultado da constante busca, por meio de muito trabalho e inventividade, para encontrar “novos e relevantes caminhos jurídicos, fazendo frente às carências de estrutura ainda existentes no atendimento à população.

“As estatísticas do Tribunal evidenciam que nos últimos dois anos o número de ações trabalhistas em Costa Rica tiveram um aumento significativo, revelando assim um reconhecido desenvolvimento da região com fortes perspectivas de incremento”, relatou o presidente do TRTMS que concluiu “estou inaugurando uma obra que é o sonho dessa comunidade e essa sem dúvidas é a melhor obra de Vara Itinerante do Estado. O atendimento itinerante certamente minimizará as dificuldades de acesso ao Judiciário Trabalhista, e essa parceria fecunda uma semente de um Posto Avanço e futuramente uma Vara do Trabalho”.

O juiz Marcelino Gonçalves ao fazer uso da palavra lembrou que o novo espaço representa um avanço para o cidadão. Para ele, a vara itinerante em Costa Rica vai proporcionar mais cidadania, por estar mais próxima da população. “Aqui há de se desenvolver a justiça e a conciliação entre as partes. Nós só temos a agradecer as lideranças municipais que muito contribuíram para instalação e concretização desse sonho, em especial ao prefeito Waldeli, o vice-prefeito Roberto e o presidente da OAB Márcio”, pronunciou o magistrado durante a solenidade de inauguração. 

O presidente da OAB local também comemorou o benefício e destacou que a presença de uma unidade da Justiça do Trabalho era um anseio de longos anos. Márcio Rodrigues agradeceu em nome de todos os advogados e enfatizou que “com a implantação de mais esse importante órgão público no Município a realização das audiências itinerantes em Costa Rica irá facilitar o trabalho de todos aqueles que estão envolvidos na missão de fazer Justiça, bem como da população que luta pelos seus direitos”.

A unidade judicial está situada no cruzamento das ruas Ambrosina Paes Coelho e José Pereira da Silva, Centro de Costa Rica. Para reforma do prédio que tem 113,48m², a administração Municipal investiu R$ 67.395,00 entre material e mão de obra. O Município também irá custear o aluguel, água e luz do local. 

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar