Costa Rica 29 ℃

Costa Rica ganha quatro novos leitos para tratar de pacientes com transtornos mentais

Waldeli aproveitou a oportunidade para agradecer os bons olhos em que o Governo Federal e Estadual vem tendo por Costa Rica

Publicado em 30/10/2014 14:30

Foto: Willian Vicente - ASSECOM/PMCR

A secretária de Saúde Adriana Tobal esteve recebendo nos dias 21 e 22 de outubro a visita técnica da coordenadora Nacional Taia Lemos e da coordenadora Estadual do Programa de Saúde Mental Fernanda Rodrigues, que estiveram visitando os quatro novos leitos, sendo duas enfermarias, uma feminina e outra masculina. 

Durante a visita a coordenadora Taia Lemos relatou o empenho da secretária Municipal de Saúde em implantar esses novos leitos. “Ela fez o projeto e nos encaminhou com muita agilidade, isso demonstra a preocupação e a melhoria que vem buscando para a população local”.

Adriana Tobal agradeceu as palavras da coordenadora Nacional e ressaltou que Costa Rica tem atendido aos pedidos do Ministério da Saúde. “Implantamos a primeira sala de estabilização do país e agora estamos implantando esse novos leitos para atender principalmente a maior epidemia que o Brasil vem enfrentando nos dias de hoje, a epidemia do crack, que vem assolando e destruindo famílias”.

Já a coordenadora Fernanda Rodrigues descreveu como modelo o Município, “a parceria, ou melhor, a sintonia que os serviços de saúde vêm desenvolvendo é fantástico, a Atenção Básica, o CAPS - Centro de Atenção Psicossocial -, o CEM - Centro de Especialidades Médicas – e a FHCR - Fundação Hospitalar de Costa Rica - se interagem, o paciente não fica perdido as equipes estão atentas tempo todo”.

A técnica Taia Lemos também parabenizou a equipe do CAPS, que foi muito elogiada pelo compromisso que tem com o paciente e seus familiares, assim como a equipe da FHCR pela organização e desempenho em fortalecer os serviços de saúde mental que já foi tão excluído em outras épocas.

No dia 22 de outubro foi realizada uma reunião que contou com a presença do prefeito Waldeli dos Santos Rosa, da secretária de saúde de Costa Rica, das coordenadoras Taia e Fernanda, e dos secretários de saúde dos municípios de Chapadão do Sul - MS, Paraíso das Águas - MS, Figueirão - MS e Alcinópolis – MS.

Waldeli aproveitou a oportunidade para agradecer os bons olhos em que o Governo Federal e Estadual vem tendo por Costa Rica, enfatizou ainda, que o projeto do CAPS já foi apreciado e aprovado por todas as instancias competentes, agora estamos aguardando o Ministério da Saúde liberar o recurso para a construção da sede, e afirmou para a equipe que num prazo de seis a oito meses entrego a obra.

Por fim, todos foram unanimes em agradecer o apoio que Costa Rica, em especial, o CAPS e sua equipe vem proporcionando para a região. “Estamos aqui hoje para dizer que somos parceiros nessa nova empreitada”, relatou a secretária de Saúde de Alcinópolis Neiva Leite Carneiro, que falou em nome de todos os gestores presentes.

Fonte: ASSECOM/PMCR

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar