Costa Rica 31 ℃

Produtores encerram o plantio do algodão safra em MS, diz entidade

Na região de Costa Rica e Alcinópolis, a Ampasul aponta que na maioria das propriedades, até o momento, o algodão safra apresenta um bom desenvolvimento

Publicado em 14/01/2015 16:52

Foto: Divulgação

Os produtores de algodão da região norte de Mato Grosso do Sul que estavam enfrentando problemas para fazer o plantio da safra em razão do excesso de chuva, conseguiram finalizar a semeadura na semana passada. É o que aponta relatório do Programa Fitossanitário da Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampasul), divulgado nesta segunda-feira (12).

Segundo o relatório, em Chapadão do Sul, por exemplo, a semeadura do algodão safra terminou e paralelamente foi iniciada a colheita de alguns talhões de soja. Em uma parte das áreas colhidas com a oleaginosa, a Ampasul aponta que deve ser plantado algodão segunda safra (safrinha).

A entidade aponta que nos últimos dias as precipitações na região têm sido poucas e em baixo volume, o que ainda não interfere do desenvolvimento do algodão que já germinou, pois a umidade do solo ainda é satisfatória. Algumas propriedades trabalham intensamente com a adubação de cobertura nitrogenada. O controle de pragas como pulgão, mosca branca e broca da raiz está sendo realizado de forma metódica sem grandes preocupações, a intensidade do ataque de lagartas até o momento é baixa.

Já na região de Costa Rica e Alcinópolis, a Ampasul aponta que na maioria das propriedades, até o momento, o algodão safra apresenta um bom desenvolvimento, mas que em algumas áreas foi necessário realizar o replantio, devido à redução do estande ocasionado por ataque de pragas como gafanhotos, lagarta-rosa e doenças como a mela (Rhizoctonia solani), e a chuva de granizo.

Produtores da região, preocupados com o bom desenvolvimento da cultura e para evitar o ataque precoce de pragas aos talhões, já estão realizando aplicações com inseticidas nas bordaduras dos talhões.

Na região central, em São Gabriel do Oeste, já está sendo semeado o algodão safrinha e em Sidrolândia, a cultura de primeira safra já se encontra na fase reprodutiva e apresenta um bom potencial produtivo. No município tem sido registrado o ataque de lagartas como a Spodoptera e a Chrysodeixis, mas os métodos de controle têm sido eficientes e rápidos.

Em Aral Moreira, na região sul do estado, o algodão já está em fase reprodutiva. As precipitações têm ocorrido com frequência não interferindo no desenvolvimento da cultura. Pragas como pulgão e lagartas são os problemas mais frequentes encontrado nas lavouras porem o controle está sendo feito pontualmente e tem apresentado bons resultados.

Fonte: Agrodebate

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar