Costa Rica 21 ℃

População e autoridades de Costa Rica discutem destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos

Participe da elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Município. Mande sua sugestão para o e-mail: [email protected] e/ou ligue (67) 3247 7080

Publicado em 28/01/2015 16:46

Foto: Igor Santana - ASSECOM/PMCR

Na noite de terça-feira, 27 de janeiro de 2015, o prefeito de Costa Rica – MS, Waldeli dos Santos Rosa, o superintendente o superintendente da Odebrecht Agroindustrial (Polo Taquari) Luiz Paulo Sant'Anna, o gerente de Pessoas e Administração do Polo Taquari, Luís Fernando Gaião, o vice-presidente da Câmara, vereador Averaldo Barbosa no ato representando a Casa de Leis, e o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Keyler Simey Garcia Barbosa, juntamente com a sociedade civil organizada participaram da Audiência Pública que discutiu a implantação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Município.

Após abertura do evento e a fala das autoridades, o consultor da empresa Dal Más Consultoria apresentou ao público uma síntese do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Durante a audiência também foram apresentadas ideias para a efetiva destinação ambientalmente adequada dos resíduos e disposição final dos rejeitos sólidos. “Com a implantação desse plano teremos uma responsabilidade partilhada com a comunidade”, enfatizou o consultor da empresa.

Participaram ativamente do debate integrantes da comunidade local que solicitaram a criação de equipes de visita às residências do Município, no sentido de que seja realizado um estudo e elaborado um diagnóstico para implantação da política de resíduos sólidos. 

Os participantes informaram que muito lixo está sendo depositado em locais impróprios, como terrenos baldios, e que, para tentar resolver a situação, deve ser realizado um trabalho conjunto entre a comunidade e a Prefeitura. Diversas denúncias de exposição irregular de resíduos sólidos foram apresentadas. Outro aspecto abordado foi à necessidade de desenvolvimento de uma campanha de educação ambiental para conscientização e cooperação dos moradores na defesa do meio ambiente e de estímulo à atividade de coleta seletiva.

Ao final das discussões, o prefeito provocou o público presente a participar da elaboração do plano bem como enviar sugestões para melhorar o conteúdo. “As audiências públicas são imprescindíveis para que a sociedade participe ativamente da definição do plano. Precisamos discutir a questão já que a Lei 12.305/2010 impõe aos municípios a gestão integrada dos resíduos sólidos gerados nos respectivos territórios", destacou o prefeito Waldeli.

Participe da elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Município. Mande sua sugestão para o e-mail: [email protected] e/ou ligue (67) 3247 7080.

Dentre as autoridades presentes estavam ainda o vice-prefeito e procurador Jurídico Roberto Rodrigues, os vereadores Ailton Amorim e Jovenaldo Francisco dos Santos, as coordenadoras do Programa Energia Social para a Sustentabilidade Local da Odebrecht Agroindustrial, Mônica Alcantara e Carla Pires, e ainda, secretários, subsecretários e assessores da Administração Municipal. 

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar