Com a criação da Central de Vagas, prefeito e secretária conseguem aumentar as vagas disponíveis nas creches
Readequação do sistema possibilitou aumento das vagas nos centro de educação infantil sem construir nova creche
Publicado em 19/02/2013 08:40
Atendendo a Indicação N° 027/13 feita pela vice-presidente da Câmara de Costa Rica (MS), vereadora Áurea Maria Frezarin Rosa (PSB), o prefeito Waldeli dos Santos Rosa (PR) e a secretária Municipal de Educação, professora Mestre - Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral conseguiram aumentar em 212 o número de vagas disponíveis para as crianças das creches e pré-escola do Município.
Com um novo olhar aliado a uma administração responsável, Waldeli e Manuelina conseguiram mesmo sem construir uma nova creche, apenas fazendo algumas readequações, aumentar significativamente o número de vagas nos centros de educação infantil.
“Nosso governo trabalha com o objetivo de garantir o direito das nossas crianças. Minha meta é suprir o número de vagas e assim oferecer maior tranquilidade aos pais que trabalham fora”, ressaltou o prefeito que fez questão de enfatizar que a criação da Central de Vagas não poderia ter melhor resultado.
O prefeito destacou ainda que com a Central de Vagas as crianças são chamadas e encaminhadas de acordo com a lista de espera. “Agora temos um sistema que é respeitado, onde existe uma lista e as crianças são atendidas pela ordem do cadastro, sem apadrinhar nem um, nem outro, os pais têm acesso a essa lista, assim damos transparência ao trabalho, e ainda, conseguimos monitorar a demanda”.
A secretária Manuelina informou à nossa reportagem que desde que iniciou o cadastro na Central de Vagas foi possível atender melhor as famílias. “Conseguimos atender as crianças de 2 a 5 anos, foram ofertadas o número de vagas conforme demanda existente, sendo que ainda há disponibilidade de vagas. Nossa meta agora é ampliar o espaço físico para conseguir atender a demanda de criança na creche I, de 0 a 2 anos, sendo que nessa etapa estão cadastrados até a presente data, na lista de espera, 37 crianças”, esclareceu.
De acordo com dados disponibilizados pelo CENSO 2012, Costa Rica tinha 471 crianças de 0 a 3 anos matriculadas nas creches. Já na pré-escola, ou seja, de 4 a 5 anos eram 460. Sob a nova gestão essas matrículas aumentaram e passam a totalizar 1.028 (pré-escola e creche), lembrando que ainda há disponíveis 60 vagas para as crianças de 2 a 5 anos.
“Com o cadastro único o governo municipal mostra a transparência dos seus atos, e ainda, deixa as famílias informadas quanto às vagas que estão disponíveis”, enfatizou a subsecretária de Educação, Dulcineia Rosa.