Mães e pais declaram que ficaram mais de ano madrugando nas creches e não conseguiam vaga para os filhos
O prefeito Waldeli com o novo sistema de distribuição consegue aumentar as vagas nas creches
Publicado em 08/02/2013 17:08
As mães e pais moradores de Costa Rica (MS) estiveram na manhã desta quarta-feira (06), na sede da SEMED – Secretaria Municipal de Educação para fazer o cadastro único de seus filhos e assim garantirem uma vaga nas creches da cidade.
Os relatos dos pais na manhã de hoje, durante o cadastramento, foi unanime e só comprovou que o que hoje essas famílias vivem é resultado da falta de gestão responsável do ex-prefeito. Eles declararam estar há mais de ano madrugando e andando de creche em creche tentando garantir uma vaga para os seus filhos.
“O nosso prefeito é humano, primeiro porque veio aqui dar à cara a tapa e nos esclareceu os problemas que o Município está enfrentando e depois porque ele nós apresentou uma solução, não ficou fugindo do problema como era feito”, afirmou a moradora do Jardim Sucuriú, Elessandra Maria Gomes, 32 anos, mãe de duas crianças.
A gestante Helen Cristiane Aparecido Siqueira, 19 anos, morador do bairro Vale do Amanhecer compareceu nesta quarta-feira na Secretaria de Educação para pelo terceiro ano consecutivo tentar a vaga para o seu filho de três anos.
“Eu já fiz de tudo para garantir a vaga do meu filho. Desde 2011 estou nessa luta, ia à creche, ia à secretaria, ia à assistência social, tentava falar com o ex-prefeito e nada. Só tinha uma resposta, quando tiver vaga entramos em contato com a senhora, no entanto, nunca entraram, então fui até o Ministério Público. Hoje eu madruguei aqui, mas estou esperançosa porque ao ouvir o prefeito Waldeli senti que ele está empenhado para solucionar o nosso problema”, relatou a mãe Helen Cristiane.
Com o seu conhecido perfil administrativo, o prefeito Waldeli dos Santos Rosa (PR) conseguiu, mesmo sem construir uma nova creche, apenas fazendo novas adaptações, aumentar o número de vagas nos centros de educação infantil do Município.
“O Waldeli sabe administrar por isso, nós sabemos que essa penúria de madrugar para conseguir uma vaga nas creches vai acabar, o que aconteceu hoje aqui é apenas mais uma prova da falta de competência da antiga gestão que tenho certeza que com o prefeito Waldeli será solucionado”, enfatizou o trabalhador Osmar Rodrigues Santos, 40 anos, morador do bairro Sonho Meu IV, pai de dos meninos sendo um de 4 anos e o outro de 14.
Há quatro anos morando em Costa Rica, o trabalhador Eliel Araújo, 29 anos, pai de duas crianças, relatou que desde que chegou à procurou as creches para matricular seus filhos, mas a resposta era sempre que não tinha vagas.
“Eu e minha esposa trabalhamos o dia todo, e desde que chegamos aqui nós sofremos para conseguir uma vaga na creche para os nossos filhos. Hoje notamos que isso mudou, só de chegarmos e termos a esperança já é meio caminho andado. O problema não é acordar cedo para garantir a vaga das crianças, é acorda cedo e receber um não na cara como aconteceu no passado”, desabafou Eliel.
Satisfeito por garantir as vagas dos seus filhos, o trabalhador fez questão de agradecer. “Hoje nós recebemos um sim e saímos daqui satisfeitos porque tivemos a segurança ao ouvir do prefeito que aquela época de apadrinhamento acabou agora o que é avaliado é a situação social da pessoa e não quem é o padrinho dela como era feito antigamente, agora tudo mudou”, finalizou Eliel.
Pode te Interessar
Mais Lidas
- Mato Grosso do Sul Acusado de mandar matar dentista é condenado a 6 anos de prisão