Outubro Rosa: enfermeiras enfatizam a importância da realização do Preventivo
De 03 a 31 de outubro as unidades de Saúde realizam Campanha Outubro Rosa
Publicado em 03/10/2011 11:47
Na manhã desta segunda-feira (03), as enfermeiras Adriana Carrijo e Daiane Pupin participaram do jornal Globo Cidade/Rádio Globo Costa Rica (MS) apresentado por Sadib de Oliveira, onde abordaram a importância da realização do exame de Preventivo.
Adriana e Daiane também informaram sobre a realização da segunda Campanha de Prevenção e Combate ao Câncer – Outubro Rosa que está sendo realizada em Costa Rica no período de 03 a 31 de outubro de 2011, em todos os ESFs – Estratégia de Saúde da Família de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, além de Paraíso das Águas e na Zona Rural através da unidade móvel.
- O exame é indolor e oferecido sem custo algum através do SUS – Sistema Único de Saúde. A mulher que colher nesse período da Campanha Outubro Rosa estará concorrendo a uma Cesta de Beleza oferecida pelo O Boticário, destacou a enfermeira Daiane Pupin.
A meta do município, segundo a enfermeira Adriana Carrijo, é de atender 1.680 mulheres durante todo o ano, e para está Campanha é realizar no mínimo 500 preventivos, o que equivale a 30% da população estimada.
A enfermeira Daiane explicou ainda que a prevenção auxilia no tratamento de um possível câncer de colo de útero, que se descoberto logo no início, tem índice de cura muito alto.
- Ainda, as mulheres podem saber se contraíram alguma doença sexualmente transmissível. É um exame de extrema importância para a mulher, destaca Pupin.
Adriana lembra que o exame ‘papanicolau’ como é conhecido, deve ser realizado anualmente pelas mulheres. A faixa etária observada nesta meta é de 25 a 59 anos, no entanto, todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual devem fazer o exame.
- Aquelas que já apresentaram alguma alteração, pedimos que repitam de 6 em 6 meses. Atenção, nosso grande objetivo é atingir a mulher que nunca colheu o preventivo, ou mesmo, aquelas que há anos não fazem mais o exame, destacou Adriana Carrijo.
Para mais informações, procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa.