Costa Rica 20 ℃

Pesquisas eleitorais; tempo de percepção

A verdade sempre aparece!

Publicado em 29/11/2011 09:37

Ex-prefeito Waldeli (PR), prefeito Baird (PMDB), ex-prefeito Roberto (DEM) e ex-vereadora Evair (PSDB) - Fotos: Arquivo

Estamos vivendo um tempo especial, tempo esse em que todos, nos tornamos mestres ou até mesmo doutores em analisar resultados de pesquisas eleitorais, basta surgir uma novidade, rapidamente já temos uma opinião pronta, se o resultado não nos agrada damos logo o veredito, “esse instituto não tem credibilidade”, ou ainda, começamos a buscar culpados pelo tal percentual que tanto nos desagrada, e tentamos logo colocar na conta de alguém o peso dos números.

Chegamos a dizer que tal pesquisa foi comprada, logo vem à constatação que explica tudo “foi o fulano que pagou” assim o resultado obtido não é mais daqueles que até o momento figuravam como atores principais, mas sim de quem pagou, assim vamos aceitando os fatos e transferindo as responsabilidades. Ou então, você pode fazer sua pesquisa pessoal, ou mesmo, contratar uma para constatar os fatos, ou melhor, os números.

Toda essa constatação é atual, porém se não quisermos nos iludir, precisamos pautar nossas analises em experiências já vivenciadas. Nesse sentido as últimas eleições pode nós mostrar em quem podemos acreditar basta olharmos os números que esses mesmos institutos apresentavam neste mesmo período há quatro anos. Assim garanto que podemos sair desse quadro de incertezas e afirmar que as experiências vividas no passado, nos ajudam a não errar quando planejamos o futuro.

Temos alguns meses para o grande momento, nessa hora não será mais nenhum instituto, não questionaremos mais, esse ou aquele líder, mas sim, teremos diante dos nossos olhos a maior pesquisa, pesquisa essa que o nosso País se tornou especialista em realizá-la, sobre a qual ninguém ousou duvidar até agora, esperemos ansiosos o resultado das urnas em 2012.

A verdade sempre aparece!

O autor deste Artigo pediu para ter seu nome preservado

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar