PMDB de Costa Rica tenta anular eleição, mas Diretório Estadual confirma processo democrático
Com a confirmação, a mesa diretora será composta pelas 2 chapas que disputaram as eleições
Publicado em 07/12/2012 12:59
No último dia 23 de novembro de 2012, foi realizada em Costa Rica (MS) a eleição do Diretório Municipal do PMDB. Cerca de 380 filiados à sigla eram aptos a votar, no entanto, apenas 269 votaram. Duas chapas disputaram as eleições do diretório municipal, tendo como vencedora a Chapa 1, encabeçada pelo atual presidente, Penides Garcia Jacinto que teve uma vitória apertada com 137 votos.
Mesmo vencendo, o atual presidente não aprovou o resultado e tentou anular a eleição tentando assim excluir o grupo formado pelo ex-presidente Jesus Martins da Silva (Jacaré) que encabeçou a Chapa 2 e teve 132 votos. Jacaré recorreu ao Diretório Estadual do PMDB e garantiu que o processo eleitoral fosse validado.
Diante disso, a diretoria municipal do partido será composta de acordo com os 35 membros eleitos pelo diretório municipal no último dia 23, sendo que, o atual presidente Penides tem 18 membros (51%) e Jacaré 17 (49%).
Nos próximos dias haverá uma nova eleição dentro do Diretório Municipal com os 35 membros para a escola da mesa diretora do partido.
Estatuto
De acordo com o Estatuto Nacional do PMDB, Art. 23, § 5º: Se, para eleição do Diretório, tiver sido registrada mais de uma chapa que venha a receber, no mínimo, 20% (vinte por cento) dos votos dos convencionais, os lugares a prover serão divididos proporcionalmente entre elas, preenchidos por seus candidatos.
Dos 35 nomes que compõe o diretório municipal, cinco são considerados vitalícios, são eles os quatro ex-presidentes do partido: Jacaré, Lourenço Filisbino de Paula, Benoni Martins Carrijo, Jesus Queiroz Baird e o atual presidente Penides, sendo assim, obrigatoriamente eles farão parte do grupo que irá compor a mesa diretora do partido.