Saúde de Costa Rica realiza atividades em celebração ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase
Todos os casos de hanseníase têm tratamento e cura
Publicado em 25/01/2013 19:00
A Secretaria Municipal de Saúde Pública de Costa Rica (MS) estará realizando na semana que vem diversas ações em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase que é celebrado no último domingo de janeiro, logo, neste ano será comemorado no dia 27.
Diversas ações durante toda a semana serão desempenhadas nos ESFs - Estratégia de Saúde da Família. Na quarta-feira (30), a partir das 19h, na Feira Central, a equipe de Saúde estará realizando atividades com objetivo de levar à população informações relevantes sobre a doença e as medidas de prevenção, como orientações gerais sobre os principais sintomas, sinais e formas de prevenção, controle e tratamento da hanseníase.
Doença
A hanseníase é uma doença infecciosa e atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo e varia de dois a cinco anos. É importante que, ao perceber algum sinal, a pessoa com suspeita de hanseníase não se automedique e procure imediatamente um serviço de saúde.
Tratamento
Todos os casos de hanseníase têm tratamento e cura. A doença pode causar incapacidades físicas, evitadas com o diagnóstico precoce e o tratamento imediato, disponíveis no SUS - Sistema Único de Saúde. O tratamento, gratuito e eficaz, pode durar de seis a 12 meses. Os medicamentos devem ser tomados todos os dias, em casa, e uma vez por mês no serviço de saúde. Também fazem parte do tratamento, exercícios para prevenir as incapacidades físicas, além de orientações da equipe de saúde.
Pode te Interessar
Mais Lidas
- Mato Grosso do Sul Acusado de mandar matar dentista é condenado a 6 anos de prisão