Saúde intensifica combate à Dengue em Costa Rica
A equipe está realizando bloqueio de criadouros e orientando os moradores
Publicado em 22/02/2013 19:43
O Município de Costa Rica (MS) continua com ações nos bairros para combater à Dengue. A medida busca intensificar os trabalhos dos agentes neste período de verão e também orientar à população sobre o combate à Dengue.
Segundo a secretária Municipal de Saúde Pública, Adriana Tobal, o trabalho está sendo intensificado principalmente nos bairros onde há incidência do mosquito transmissor da Dengue.
A equipe está realizando bloqueio de criadouros e orientando os moradores do Jardim Afonso, pois foram identificados alguns focos em residências deste bairro. “O trabalho envolve uma ação interinstitucional, que vai desde o bloqueio de criadouros, mutirões, visitas domiciliares, aplicação de remédios em locais de possíveis criatórios de mosquitos transmissores da Dengue (Aedes Aegypti), dentre outras ações”, explica a secretária.
Durante todo o dia de hoje (22), os agentes visitaram residências na cidade passando o inseticida e buscando bloquear qualquer criadouro do mosquito. “Nosso objetivo é evitar que a doença se alastre na cidade e para que isso não aconteça, a participação da população é de grande importância”, enfatizou a secretária de Saúde Adriana Tobal.
O coordenador Municipal de Endemias, Geandro dos Santos Almeida, faz mais uma apelo à população para que se conscientizem e colaborem no combate à Dengue. “É preciso ficar atento a locais que possam se transformar em criadouros do mosquito como: potes que acumulam água nos quintais, pratos de vasos de plantas sem manutenção ou limpeza, acumulando água e possibilitando a criação de larvas de Aedes aegypti, ralos externos com água e caixas d’aguas sem tampas”.
Caso os munícipes sintam fortes dores de cabeça, dores atrás dos olhos, febre, manchas avermelhadas na pele, fraqueza e dor no corpo todo, é preciso se dirigir o mais rápido possível ao Posto de Saúde mais próximo de sua residência para fazer o teste para diagnóstico da Dengue.
“Medidas simples de prevenção auxiliam na prevenção e evitam que a sua família adoeça. É importante também receber bem os agentes de endemias em casa, que são importantes parceiros na luta contra a Dengue”, explica o coordenador Municipal.