Costa Rica 20 ℃

07 de Abril - DIA NACIONAL DO JORNALISTA

Mesmo depois de muita luta, a nossa regulamentação continua sob fogo cerrado

Publicado em 06/04/2012 15:00

Foto: Divulgação

Parabéns! Dia 07 de abril é o nosso dia e aniversário da ABI - Associação Brasileira de Imprensa. Fundada no Rio de Janeiro (RJ), em 1908, a ABI completa 102 anos de existência e, devido a sua importância na vida da categoria e da vida nacional, o dia de sua fundação foi definido como o Dia Nacional do Jornalista.

Com a criação da ABI, os jornalistas tomaram um forte impulso na luta pela conquista da dignidade da profissão. Novos marcos vieram com os avanços na regulamentação da profissão, com as primeiras leis e decretos nas décadas de 1930 e 1940 e, finalmente, com o Decreto 972, de 1969, que estabeleceu a necessidade da formação universitária específica para o exercício do jornalismo na maioria das funções jornalísticas, que hoje encontra-se em debate no Congresso Nacional.

Os avanços conseguidos posteriormente, também foram fundamentais. Entre eles, a criação dos Sindicatos (o de São Paulo surgiu no dia 15 de abril de 1937), a criação da FENAJ em 1946 e a conquista do piso salarial, resultado da greve vitoriosa de 1961.

Mesmo depois de muita luta, a nossa regulamentação continua sob fogo cerrado dos donos da mídia. A defesa da profissão e da nossa dignidade profissional continuam. Lute e defenda-se você também!

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar