Após piracema, abre temporada de pesca na bacia do rio Paraguai em MS
Setor turístico espera maior movimento de visitantes na região do Pantanal
Publicado em 02/03/2012 07:40
Depois de quatro meses de piracema, reabriu oficialmente ontem (1º) a temporada de pesca na bacia do rio Paraguai, em Mato Grosso do Sul. Pescadores profissionais de Corumbá, a 444 km de Campo Grande, já preparam petrechos e embarcações para navegar rio acima em busca das regiões com maiores cardumes.
Em geral, os grupos permanecem de 10 a 15 dias no rio, por isso a estrutura tem de ser reforçada. "Vai umas seis pessoas na embarcação, e dá para trazer até mil quilos", diz o pescador Antônio Carlos da Silva.
A pesca comça este ano com o nível do rio baixo, na opinião da maioria dos pescadores. Mesmo assim, a expectativa é boa. Como os peixes tiveram quatro meses de descanso, tempo suficiente para reprodução, os profissionais esperam ter fartura no início de temporada. "Este ano está muito bom, principalmente nos primeiros meses até agosto, com certeza vai ter muito peixe", afirma o pescador José Pereira dos Santos.
O setor de turismo também espera maior movimentação. Desde fevereiro, a pesca esportiva, modalidade em que o peixe tem de ser devolvido ao rio, está permitida no rio Paraguai. Mas é quando termina a piracema que os maiores grupos de turistas chegam ao Pantanal.
A abertura da temporada também é a melhor época do ano para as lojas especializadas em produtos de pesca. A partir de março, as vendas aumentam cerca de 90%.
Apesar de o movimento aumentar nos primeiros dias de pesca liberada, ainda está difícil encontrar iscas vivas. Nos tanques, quase não há produtos. É que as espécies mais usadas na pesca também não podiam ser retiradas dos rios, e só a partir de agora começam a voltar aos estoques.
Fonte: G1/MS
Pode te Interessar
Últimas Notícias
Mais Lidas
- Mato Grosso do Sul Inmet mantém alerta de tempestade para 69 municípios de MS