Costa Rica 21 ℃

Eleitor tem até quinta-feira para regularizar o título

Caso não regularize a situação, o eleitor em débito terá o título cancelado

Publicado em 12/04/2011 20:59

Mais de um milhão de eleitores podem ter o título de eleitor cancelado, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Para não perder o documento, os cidadãos que ainda não apresentaram a justificativa devem comparecer ao cartório eleitoral até quinta-feira, 14 de abril, para regularizar o documento.

Segundo levantamento do TSE, realizado em fevereiro deste ano, 1.451.752 eleitores faltaram nos últimos três pleitos. Até o momento, desses apenas 21.082 cidadãos justificaram o voto. Os Estados que tiveram o maior número de registro foram Minas Gerais, com 4.552 regularizações, seguido de São Paulo, com 4.117; Bahia, com 2.067 e Rio de Janeiro, com 1.222.

Caso não regularize a situação no prazo estipulado, o eleitor em débito com a Justiça Eleitoral terá o título cancelado. Além disso, pode ser impedido de tirar passaporte ou carteira de identidade, participar em concorrência pública ou administrativa; perder a nomeação em concurso público e receber salários de função ou emprego público.

Outra restrição é referente à renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, dentre outras.

(Da redação)

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar