Costa Rica 27 ℃
Especial: Costa Rica comemora 31 anos; veja a galeria dos prefeitos
Parabéns Costa Rica pelos 31 anos (Fotos: Lourenço Furtado/Fato e Foto)

Especial: Costa Rica comemora 31 anos; veja a galeria dos prefeitos

Em 2008, o ex-prefeito Waldeli teve a brilhante ideia de inaugurar a galeria de ex-prefeitos do município

Publicado em 12/05/2011 11:19

Nesta quinta-feira (12), o município de Costa Rica comemora 31 anos de emancipação político administrativa. Durante esse período a cidade foi administrada por oito prefeitos, foram eles: Carlos U. R. Machado, João Gomes Sobrinho, Laerte Paes Coelho, Roberto Rodrigues, Getúlio Ribas, Laurindo Correia de Oliveira, José Barbosa Batista e Waldeli dos Santos Rosa.

Em 1º de fevereiro de 2008, ainda durante sua gestão, o ex-prefeito Waldeli teve a brilhante ideia de inaugurar a galeria de ex-prefeitos do município, uma forma de homenagem os grandes homens que levaram o progresso à cidade.

Desde sua criação em 1977, Costa Rica já teve oito administradores, isso porque antes mesmo de sua emancipação, o povoado teve como administrador Carlos U. R. Machado, de 1977 a 1981.

O primeiro prefeito nomeado na cidade foi João Gomes Sobrinho que governou de 1981 a 1983.

Após a emancipação em 12 de janeiro de 1980, o primeiro prefeito eleito por eleições diretas foi Laerte Paes Coelho, que administrou de 1983 a 1988. Em seguida veio Roberto Rodrigues, de 1989 a 1992.

Getúlio Ribas iniciou mandato em 1993 e dividiu com o seu vice-prefeito Laurindo Correia de Oliveira que honrou o mandato até 1996. José Barbosa Batista, o Jucão, administrou de 1997 a 2000.

Waldeli dos Santos Rosa foi eleito para a gestão de 2001 a 2004 e 2005 a 2008.

Conheça Costa Rica
•    Parque Estadual das Nascentes do Taquari
•    Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú
•    Parque Estadual das Nascentes do Taquari
•    Parque Natural Municipal da Lage
•    Parque Nacional das Emas
•    RPPN Ponte de Pedra
•    Cachoeira das Araras
•    Cachoeira da Rapadura
•    Gruta do Tope da Pedra
•    Água Santa do Paraíso
•    Capela do Santo Fujão
•    Canyon do Engano

31 anos
Costa Rica é uma cidade jovem, mas sua ocupação na região é bem mais antiga. A colonização começa a partir de 1838 com a vinda do major Martim Gabriel de Melo Taques, natural de Itú (SP), casado com Ana Fausta G. de Melo Taques.

Em 1835, com o advento da guerra dos Farrapos, na condição de paulista, foge para o Uruguai, Argentina, Paraguai, sobe o rio Paraguai até Corumbá e, através do Taquari, até suas nascentes nas bordas do Chapadão de Baús, cruza o chapadão, chegando até as margens do rio Sucuriú onde efetua posse (hoje Capela do Baús), denominada fazenda Santo Antônio dos Dois Córregos.

Baús tem papel fundamental como ponto de passagem e abastecimento tanto para quem se direcionava aos campos de Vacarias e a Coxim, vindos de Goiás e Triângulo Mineiro, como quem viajava pela antiga estrada do Piquirí, que ligava Cuiabá a Santana do Paraíba. O Distrito de Baús vivencia tanto o episódio da guerra do Paraguai, como a passagem da Coluna Prestes.

O povoamento de Costa Rica, propriamente dita, teve início por volta de 1926, quando José Ferreira da Costa procedente de Nioaque (MS) fundou a fazenda Imbirussú. Em 1958, com a construção da ponte sobre o rio Sucuriú, ligando as fazendas Imbirussú e São Luiz, ergue-se uma casa que servia de abrigo para os trabalhadores, nela alojou-se Antônio Nogueira com um pequeno comércio.

Já em meados de 1961, José Ferreira da Costa resolveu implantar um povoado, destinando uma área de pouco mais de 236 hectares da Fazenda Imbirussú para loteamento. A surpreendente aceitação fez com que logo surgissem algumas edificações à margem direita do rio Sucuriú.

O povoado se tornou Distrito de Camapuã em 21 de janeiro de 1964 (Lei 2.132) e elevado à categoria de município (Lei 76, de 12 de maio de 1980), com desmembramento de porções dos municípios de Camapuã e Cassilândia.

Hoje a população de Costa Rica é formada pelas famílias que participaram de sua fundação e também por descendentes de todo país e do mundo, constituindo assim uma população rica em conhecimento e cultura. (Wikipédia)

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar