Costa Rica 21 ℃

Puccinelli e Grubisich lançam Pedra Fundamental da ETH Bioenergia

Governador lembrou que no Estado eram apenas 10 usinas

Publicado em 20/06/2011 15:19

Puccinelli e Grubisich lançam Pedra Fundamental da ETH Bioenergia
Foto: Luciana Aguiar

O governador do Estado, André Puccinelli e o presidente da ETH Bioenergia, José Carlos Grubisich lançaram na manhã desta segunda-feira (20), a pedra fundamental da Usina, Unidade de Costa Rica que está em construção no município e tem previsão de inauguração para outubro deste ano. Está é a terceira Unidade da ETH no Estado.

Clique aqui e veja a galeria de fotos do evento:

Após a recepção no aeroporto, as autoridades foram até as instalações da futura unidade produtora de etanol e energia elétrica. Puccinelli e Grubisich descerraram a placa que marca oficialmente lançamento da pedra fundamental da Unidade que está sendo construída na MS 135 que liga Costa Rica a Alcinópolis.

De acordo com Grubisich, a meta é inaugurar a unidade no mês de outubro deste ano. A usina tem capacidade para moer 3,8 milhões de toneladas de cana por safra e a produção anual será de 360 milhões de litros de etanol e 380 GWh de energia elétrica por safra. Ele ressaltou o apoio do governador para a instalação da terceira unidade do grupo no Estado. A usina de Costa Rica terá R$ 1 bilhão de investimentos e vai gerar nesta primeira fase pelo menos 1,8 mil empregos. As três unidades no Estado representam R$ 3 bilhões de investimentos.

- Aqui também encontramos uma administração estadual forte, preparada para decidir rápido e que honra seus compromissos, ressaltou Grubisich.

Ainda segundo Grubisich, o grupo já tem 100 mil hectares de cana plantados em Mato Grosso do Sul e 100% da colheita é mecanizada. O plantio também está passando por processo total de mecanização. O objetivo é contratar a mão de obra local, assim como fornecedores para promover o desenvolvimento regional.

Puccinelli destacou que quando assumiu o governo estadual a meta era de investir no setor de florestas, sucroalcoleiro e de turismo. Ele lembrou que no Estado eram apenas dez usinas, que não geravam energia suficiente, e que o setor foi modernizando chegando à colheita mecanizada de cana e não mais a queima.

- Passamos de nono para quinto lugar no ranking nacional de produção de cana e estamos chegando à quarta posição com 21 usinas e outras três que iniciam a produção ainda este ano, destacou o governador do Estado.

Após uso de palavras e do descerramento da placa, as autoridades visitaram as instalações da futura Unidade produtora de etanol e energia elétrica.

Braskem
Ainda durante a solenidade o presidente da ETH Bioenergia, José Carlos Grubisich destacou que as sacolas feitas com material renovável que estavam sendo oferecidas aos convidados era produzida pela Braskem indústria de química e petroquímica, também conhecida como indústria verde.

Em entrevista coletiva, Puccinelli finalizou destacando que há mais de 25 anos quando ele ainda era deputado federal juntamente com o empresário e ex-prefeito Waldeli lutou para levar infraestrutura à Costa Rica.

- Há 25 anos, eu e o Waldeli travamos essa luta de levar infraestrutura para Costa Rica e hoje está ai sendo realizado o serviço de recuperação da malha viária da região como nas obras das rodovias BR-359, além das MS-316 e MS-306.

O evento também contou com a presença do senador por Mato Grosso do Sul, Waldemir Moka, do presidente da Fiems, Sérgio Longen, dos deputados Estaduais Junior Mochi e Diogo Tita, da secretária de Desenvolvimento Agrário, de Indústria, Comércio e Turismo, Tereza Cristina Correa da Costa Dias, dos prefeitos Jesus Baird (Costa Rica) e Jocelito Krug (Chapadão do Sul), do presidente da Câmara de Costa Rica, Lourenço Filisbino de Paula e demais parlamentares, do empresário do Grupo Paraná e ex-prefeito de Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa. Com Notícias.ms.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar