Costa Rica 30 ℃

Editorial: em nota de esclarecimento, Baird ataca site Costa Rica em Foco

Os sites nacionais Terra, Folha, O Globo, Estadão repercutiram a notícia

Publicado em 20/04/2011 10:42

Prefeito Jesus Baird (Foto: Luciana Aguiar)

Na manhã desta quarta-feira (20), na sala de reuniões do Paço Municipal, o prefeito de Costa Rica Jesus Baird (PMDB), durante nota de esclarecimento, atacou o site de notícias Costa Rica em Foco por ter sido o único veículo de comunicação da cidade a repercutir o caso de agressão motivada por homofobia envolvendo o filho dele, André Delgado Baird, 20 anos.

Como é de conhecimento nacional, André e outros três amigos, Thiago (21), Antonio Marcos (19) e outro jovem apenas identificado como Kiko (24) agrediram a socos e pontapés L.J. (21) na madrugada de sexta-feira (15), em Campo Grande. Os quatro jovens estavam embriagados e segundo depoimento de J., ofenderam a vítima com palavras de sentido homofóbico.

É fato que o próprio advogado de defesa, Wagner do Carmo Leão, também advogado de Jesus Baird, afirmou em entrevista para vários órgãos de imprensa que as agressões agiram sem motivação nenhuma.

Em uma época em que vários casos de homofobia, inclusive com desfechos trágicos chocam o Brasil, não seria possível deixarmos de registrar o ocorrido. Seja quem tivesse envolvido.

Diante da notícia, Jesus Baird fez o seguinte pronunciamento.

“Lamento a exploração de caráter político que alguns setores da imprensa deu. Agradeço a imprensa de modo especial, especial mesmo a de Costa Rica, com exceção de um único site que tomou a exploração de caráter político e invadiu a privacidade da minha família em caráter exclusivamente político, os demais se comportaram dentro da ética e das condutas jornalísticas”, declarou Baird.

Em resposta a declaração do prefeito, a equipe de jornalismo do site Costa Rica destaca:

* Primeiramente a reportagem do Costa Rica em Foco apenas fez seu trabalho de informar a população costarriquense. Lembrando que a notícia que envolve o filho do prefeito foi um caso de repercussão nacional e de interesse público independente dos nomes e cargos dos envolvidos. A omissão da informação, não seria coerente com nossos leitores.

* O jornal eletrônico “Costa Rica em Foco” nasceu com independência, trabalhando com recursos próprios e preza primeiramente com os leitores, sem se ater a questões puramente políticas;

* Nosso lema é Jornalismo com Credibilidade. A informação é pública e todos têm direito, ou seja, não comercializamos Notícia, não tratamos a mesma como mercadoria e continuaremos assim, a atender os interesses dos nossos leitores;

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Costa Rica convocou uma coletiva de imprensa, marcada para as 8h, na sala de reuniões do Gabinete, mas ao se apresentar aos jornalistas, Baird disse que não iria responder perguntas apenas esclarecer o fato polêmico envolvido o filho dele.

Veja abaixo alguns dos veículos que deram repercussão ao caso:

Terra (01),

O Globo,

Estadão,

Revista Lado A

Folha UOL,

Terra (02),

Jornal Dia a Dia (01)

Jornal Dia a Dia (02)

Correio do Estado

Jornal O Estado

Campo Grande News

Midiamax News

TV Morena/RMT Online

R7/MS Record

Capital News

Portal MS

A Crítica

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar