Em Costa Rica, vereadores propõem a volta da Ouvidoria Municipal 24 Horas com canal de atendimento pelo WhatsApp
A Ouvidoria Municipal foi criada em Costa Rica em 2017 e o serviço por meio do WhatsApp já foi uma realidade na cidade
Publicado em 05/11/2024 13:45
Implantada em 2017 em Costa Rica/MS, a Ouvidoria Municipal (0800 64 771 30 ) foi criada para registar a reclamação, sugestão, denúncia, solicitação e/ou elogio da população costarriquense. A ligação era gratuita e também havia um número WhatsApp e um banner no site oficial do município (www.costarica.ms.gov.br) que ao clicar na imagem "O canal do Cidadão" o cidadão poderia registrar sua manifestação.
Buscando a recuperação da eficiência neste serviço público, na sessão ordinária da Câmara de Costa Rica, na última segunda-feira (04), o vereador Artur Delgado Baird apresentou uma indicação, solicitando que a Ouvidoria Municipal retorne a funcionar 24 horas.
A indicação foi apresentada pelo vereador Artur Baird, e assinada pelas vereadoras Rosângela Marçal, presidente da Câmara, e a 1ª secretária, Prof. Me. Manuelina Martins. A proposta tem como objetivo facilitar o fluxo de informações entre os munícipes e o governo municipal, permitindo que a população registre, encaminhe e acompanhe suas demandas, sugestões, reclamações ou elogios de forma rápida e eficiente, em qualquer horário.
Proposta
A principal proposta de una Ouvidoria Municipal ativa é oferecer um canal constante de comunicação, que possibilite a recepção de solicitações e manifestações da comunidade em tempo integral. Isso permitirá à administração pública um acompanhamento mais próximo das necessidades e expectativas da população, além de otimizar os processos internos de gestão e resolução de problemas.
Outro ponto central da proposta é a volta do atendimento via WhatsApp, um dos meios de comunicação mais populares e acessíveis atualmente. Por meio deste canal, os cidadãos poderão enviar mensagens diretamente para a Ouvidoria Municipal de maneira simples e rápida, utilizando seus dispositivos móveis. A ideia é proporcionar uma experiência de atendimento mais ágil e moderna, com a conveniência de não depender de horários comerciais que hoje em Costa Rica seria meio período, das 7h às 13h.
Comunidade
A proposta visa, além de uma comunicação mais eficiente, a melhoria nos serviços públicos oferecidos aos cidadãos de Costa Rica. Com a Ouvidoria Municipal funcionando 24 horas, a população terá mais transparência nas ações do governo e maior facilidade para fazer valer suas demandas. E com a reativação do WhatsApp, será possível realizar um acompanhamento mais imediato e prático de qualquer solicitação.
Além disso, a proposta visa reforçar o compromisso da gestão municipal com a prestação de serviços de qualidade, garantindo que as ações do poder público estejam mais alinhadas com as necessidades da população.
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