Brasil acende alerta para trombose em meio a 25 milhões de fumantes
Neste Dia Nacional do Combate ao Fumo, o alerta é para os riscos à saúde das pernas e a necessidade de cuidados preventivos para evitar quadros graves
Publicado em 29/08/2024 13:04
No dia em que se celebra o Dia Nacional do Combate ao Fumo (29), a preocupação com os efeitos do tabagismo ganha destaque, especialmente em relação a doenças graves como a TVP - Trombose Venosa Profunda. Com cerca de 25 milhões de fumantes, o Brasil enfrenta um desafio significativo, já que o tabagismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento dessa condição.
A TVP é caracterizada pela formação de coágulos nos vasos sanguíneos, impedindo a circulação regular do sangue para o coração. Em 90% dos casos, as veias dos membros inferiores são as mais afetadas. Segundo a SBACV - Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular - entre janeiro de 2012 e agosto de 2023, 489 mil brasileiros foram internados para tratamento de tromboses venosas. Esse número, considerado elevado, reflete a gravidade do problema.
Além da TVP, o tabagismo pode causar a tromboangeíte obliterante, uma condição em que a circulação sanguínea nos membros inferiores é gradualmente bloqueada, podendo levar à amputação de pés e pernas.
Prevenção e Cuidados
O combate à TVP passa por diversas ações preventivas. Além de evitar o tabagismo, outros fatores de risco incluem o uso de anticoncepcionais, tratamentos hormonais, varizes, insuficiência cardíaca, câncer, obesidade e histórico prévio de trombose venosa. A falta de mobilidade, como em longas viagens ou internações, também pode aumentar as chances de desenvolver a doença.
Para prevenir a TVP, é recomendada a terapia de compressão, que inclui o uso de meias de compressão sob orientação médica. Essas meias ajudam a promover uma melhor circulação nas pernas e são indicadas para diferentes situações do cotidiano, desde viagens longas até tratamentos pós-cirúrgicos.
Fumantes no Brasil
De acordo com a plataforma Progress Hub, que monitora as propostas da OMS - Organização Mundial da Saúde - para o controle do tabaco, cerca de 12% da população adulta brasileira é fumante, um índice 7% inferior à média global, mas que ainda representa uma grande preocupação para os profissionais da saúde.
O tabagismo é um problema grave de saúde pública no Brasil, e suas consequências, como a trombose, destacam a importância de iniciativas contínuas de conscientização e prevenção. Neste Dia Nacional do Combate ao Fumo, o alerta é para os riscos à saúde das pernas e a necessidade de cuidados preventivos para evitar quadros graves. (Com informações CDI Comunicação).
Costa Rica em Foco