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Confira 5 dicas essenciais para você se sentir mais jovem

Para conquistar o bem-estar, confira cinco dicas fundamentais

Publicado em 01/06/2012 07:59

De que adianta lutar contra as rugas, se o corpo está cansado, a libido em baixa e a pressão alta? É importante se sentir jovem, não só parecer. Para conquistar o bem-estar, confira cinco dicas fundamentais, listadas pela médica Jennifer Landa, que se dedica à terapia hormonal, e divulgadas no site da revista americana Shape:

1 - Alimente seu cérebro
O estresse crônico inicia um aumento na quantidade de cortisol secretadas diariamente, o que leva ao ganho de peso, irritabilidade, insônia, distúrbios do humor, baixa libido, açúcar elevado no sangue, pressão arterial alta. Portanto, invista em redutores do problema, como respiração abdominal profunda e ioga. Exercício cardiovascular também é uma boa aposta, porque aumenta os níveis de endorfina, o hormônio da felicidade. E não se esqueça de treinamento de força. “Muitas mulheres ficam longe do treinamento de resistência, mas essa forma de exercício é fundamental para a densidade óssea e manutenção de uma aparência elegante e tonificada”, acrescentou Jennifer.

4 – Cuide da pele
Monitorar os níveis hormonais ao longo da vida e tomar providências para manter o equilíbrio pode combater muitas das condições de envelhecimento, incluindo insônia, baixa libido, perda de memória e ganho de peso indesejado. "Hormônios controlam tudo no corpo. Por exemplo, níveis baixos de testosterona podem diminuir a libido, enquanto baixos níveis de progesterona estão relacionados à insônia e outros distúrbios do sono. O cortisol em excesso pode causar confusão mental e ganho de peso indesejável”, explicou Jennifer.

3 - Mantenha estresse sob controle
O estresse crônico inicia um aumento na quantidade de cortisol secretadas diariamente, o que leva ao ganho de peso, irritabilidade, insônia, distúrbios do humor, baixa libido, açúcar elevado no sangue, pressão arterial alta. Portanto, invista em redutores do problema, como respiração abdominal profunda e ioga. Exercício cardiovascular também é uma boa aposta, porque aumenta os níveis de endorfina, o hormônio da felicidade. E não se esqueça de treinamento de força. “Muitas mulheres ficam longe do treinamento de resistência, mas essa forma de exercício é fundamental para a densidade óssea e manutenção de uma aparência elegante e tonificada”, acrescentou Jennifer.

4 – Cuide da pele
O maior órgão do corpo é a pele e é justamente o que mais mostra os sinais de envelhecimento. “A medida preventiva mais importante contra os efeitos do sol, principalmente, é manter bons os níveis de antioxidantes e de vitaminas A, C, D e E”, ensinou Jennifer. Para isso, como frutas e legumes de cores variadas. Também use protetor solar diariamente.

5 - Não economize no sono
O sono é fundamental para a saúde. “Pesquisadores descobriram que sua baixa qualidade aumenta a resistência à insulina em até 82%. Outro estudo constatou que falta de sono (menos de 7,5 horas por noite) agrava a genética ligada às influências de ganho de peso e obesidade.” Em média, deve-se atingir de sete a nove horas de descanso diárias.

Fonte: Terra

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