Costa Rica 23 ℃

Chapadão do Sul lidera casos de ferrugem asiática da soja em MS

Além de Mato Grosso do Sul, os estados que possuem o maior número de focos são o Rio Grande do Sul, com 80 e o Paraná, com 57.

Publicado em 05/02/2019 10:30

Mato Grosso do Sul encerrou janeiro se mantendo como o terceiro estado do país com maior número de casos de ferrugem asiática. Segundo dados do Consórcio Antiferrugem, a parceria público-privada que atua no combate a doença, até está segunda-feira (4) haviam sido confirmados 34 focos nas lavouras sul-mato-grossenses.

No país já foram registrados 218 casos. Além de Mato Grosso do Sul, os estados que possuem o maior número de focos são o Rio Grande do Sul, com 80 e o Paraná, com 57.

Segundo o consórcio, foram registrados focos em 13 municípios de Mato Grosso do Sul:

Chapadão do Sul – 12

Maracaju – 8

Laguna Carapã – 3

Sidrolândia – 2

Amambai – 1

Antonio João – 1

Bonito – 1

Caarapó – 1

Campo Grande – 1

Dourados – 1

Jateí – 1

São Gabriel do Oeste – 1

Sonora – 1

O que é a ferrugem asiática

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a ferrugem é considerada uma das doenças mais severas que incidem na cultura e pode ocorrer em qualquer estádio fenológico da cultura.

Plantas infectadas apresentam desfolha precoce, comprometendo a formação e o enchimento de vagens, reduzindo o peso final dos grãos. Nas diversas regiões geográficas onde a ferrugem asiática foi relatada em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção.

Fonte: G1

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar

Agronegócio

Safra de grãos em MS cresce 19% e supera as 26 milhões de toneladas

Com um crescimento estimado de 19,1%, o Mato Grosso do Sul deve fechar  a safra de grãos 2022/2023 com uma produção total de 26,2 milhões de toneladas. É o q...