Costa Rica 21 ℃

Mato Grosso do Sul e 11 Estados já poderiam pedir emergência fiscal

Estado está entre os que têm a despesa com pessoal acima dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal

Publicado em 05/11/2019 15:49

Foto: Divulgação

Mato Grosso do Sul e outros 11 Estados poderiam hoje pedir enquadramento no chamado "Estado de Emergência Fiscal" que será criado com o conjunto de reformas enviado pela equipe econômica ao Congresso, disse nesta terça-feira o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida.

Critério para solicitar o acionamento da Emergência Fiscal é quando a despesa corrente ultrapassar 95% da receita corrente.

Mato Grosso do Sul está entre os 12 estados que têm, atualmente, a despesa com pessoal acima dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. Além do MS, também estão na lista o Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Paraíba, Tocantins, Piauí, Maranhão e Acre.

Caso seja feito o acionamento, nesta situação, os mecânismos automáticos de ajuste são válidos por um ano e incluem a

possibilidade de reduzir jornada e salário de servidores em até 25% e a proibição à concessão de reajustes, reestruturação de carreiras, realização de concurso e promoção de funcionários.

Conforme Mansueto, as medidas ainda serão discutidas por meses e algumas avançarão e outras não.

Secretário disse também  que o governo quer vedar qualquer aumento salarial no último ano de governo. Ele disse que a medida está prevista no pacote de ações anunciado pelo governo federal. A medida é um dos pontos para aumentar o rigor fiscal de entes, principalmente Estados.

GLAUCEA VACCARI, COM AGÊNCIA BRASIL

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar