Costa Rica 25 ℃

Pete Buttigieg deixa corrida do Partido Democrata à Presidência dos EUA

Após um começo surpreendente no caucus de Iowa, pré-candidatura do ex-prefeito de South Bend perdeu fôlego nas votações seguintes. Na Carolina do Sul, ele ficou apenas na quarta colocação.

Publicado em 02/03/2020 07:30

Pete Buttigieg, ex-prefeito de South Bend, deixou a corrida do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos neste domingo (1º). A decisão, adiantada pelos veículos de imprensa norte-americano, foi anunciada oficialmente nesta noite.

Em discurso a apoiadores em South Bend, Buttigieg disse que tomou uma "decisão difícil" ao escolher se retirar da campanha. Ele não disse se apoiaria algum outro pré-candidato.

"Porém, vou fazer de tudo ao meu alcance para eleger o candidato escolhido pelo Partido Democrata", anunciou Buttigieg, em discurso.

Segundo projeções, o pré-candidato não conseguiu nenhum delegado na primária da Carolina do Sul. Assim, ele foi ultrapassado por Joe Biden na disputa interna do Partido Democrata para decidir quem enfrentará Donald Trump nas eleições dos EUA, em novembro.

Buttigieg chegou a largar na frente, praticamente empatado com Bernie Sanders, após o sucesso no caucus de Iowa. Porém, a candidatura perdeu fôlego nas primárias seguintes.

Outro a desistir da corrida presidencial após a primária da Carolina do Sul foi o magnata ambientalista Tom Steyer, na noite de sábado. Apesar de obter a terceira maior votação no estado, o resultado não foi suficiente para que ele conseguisse atribuir delegados para ele nas primárias do Partido Democrata.

Quem é Pete Buttigieg?

Aos 38 anos, Buttigieg era o mais jovem entre todos os pré-candidatos democratas. Quase metade das idades de Bernie Sanders e de Joe Biden.

Buttigieg tinha apenas como experiência política o cargo de prefeito de South Bend, cidade indiana com cerca de 100 mil habitantes. Ainda assim, ele despontou no cenário nacional do Partido Democrata com um discurso considerado moderado dentro da agremiação.

Homossexual, casado, veterano de guerra, Buttigieg serviu durante sete anos no setor de inteligência. Além disso, atuou como consultor da empresa de consultoria McKinsey.

Por G1

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar