Costa Rica 31 ℃

No Canadá, Tereza Cristina busca novos fornecedores de fertilizantes para o Brasil.

Atualmente, o Brasil é o quarto consumidor global de fertilizantes, responsável por cerca de 8% deste volume e é o maior importador mundial

Publicado em 14/03/2022 12:07

A ministra da Agricultura Tereza Cristina afirmou no domingo (13) no Canadá que o país precisa de fertilizantes potássicos para que continue aumentando a oferta de alimentos e contribuindo com a segurança alimentar mundial. Ela cumpre agenda nesta segunda-feira (14) com o vice-ministro da Agricultura, Paul Samson e ainda tem ainda, compromissos com empresários e representantes do governo canadense sobre a possibilidade de aumentar as exportações de potássio para o Brasil.

Ela viajou no sábado (12) e no domingo já estava conversando com grupo de empresários. Em Otawwa o primeiro compromisso da missão oficial foi com representantes da Potash Brazil. “Para que o nosso país continue aumentando a oferta de alimentos e contribuindo com a segurança alimentar mundial, precisamos de fertilizantes potássicos. Isso não significa apenas assegurar os níveis atuais de compras, mas expandi-los. Podemos e devemos reforçar nossos laços e fortalecer parcerias de longo prazo. Isso significa, na prática, alimentos em quantidade e qualidade a preços acessíveis na mesa de todos” tuitou a ministra após o primeiro compromisso.

Nesta segunda-feira (14), além do encontro com o colega canadense, Teresa Cristina se reunirá com os presidentes de empresas na tentativa de alcançar novos fornecedores de fertilizantes para o Brasil diante da ameaça de escassez após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Atualmente, o Brasil é o quarto consumidor global de fertilizantes, responsável por cerca de 8% deste volume e é o maior importador mundial. O País importa cerca de 85% de todo o fertilizante usado na produção agrícola nacional. No caso do potássio, o percentual importado é de cerca de 95%%. O retorno da comitiva, de acordo com nota da pasta, está chegada prevista ao Brasil na terça-feira (15).

Por Roberto Chamorro / Política MS com infomações Twitter MAPA

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar