Nota de Esclarecimento à sociedade costarriquense
“Não temos o interesse de expor a vítima na mídia, mas sim os possíveis suspeitos”
Publicado em 10/08/2011 12:02
Respeitar o direito de cada indivíduo à sua privacidade, salvo quando esse direito constituir obstáculo à informação de interesse público. Este está entre os 10 preceitos estabelecidos pela ANJ - Associação Nacional dos Jornais.
Diante disso, os sites: Costa Rica em Foco, Costa Rica News e Rádio Globo Costa Rica divulga uma Nota de Esclarecimentos aos seus leitores e ouvintes quanto ao um suposto “seqüestro” que veio á tona na cidade.
Em relação à matéria irresponsável divulgada em um veículo de comunicação, nós enfatizamos que não publicamos nenhuma informação quando é solicitado sigilo, uma questão de ética, principalmente quando se trata de preservar a vítima e seus familiares. Não temos o interesse de expor a vítima na mídia, mas sim os possíveis suspeitos.
Esses episódios, mais do que apontar o desconhecimento do “jornalista” - involuntário ou não - de normas gerais da sociedade e específicas, deixam à mostra uma imensa dificuldade de se abordar questões delicadas como as das coberturas policiais.
Para ilustrar a tamanha irresponsabilidade veja o caso que aconteceu no ano de 2003, em São José do Rio Preto (SP) que foi publicado no Diário Web.
Pode te Interessar
Mais Lidas
- Mato Grosso do Sul Geraldo Resende aciona PF para investigar ataques da extrema direita