Costa Rica 20 ℃

Nota de Esclarecimento à sociedade costarriquense

“Não temos o interesse de expor a vítima na mídia, mas sim os possíveis suspeitos”

Publicado em 10/08/2011 12:02

Foto: Divulgação

Respeitar o direito de cada indivíduo à sua privacidade, salvo quando esse direito constituir obstáculo à informação de interesse público. Este está entre os 10 preceitos estabelecidos pela ANJ - Associação Nacional dos Jornais.

Diante disso, os sites: Costa Rica em Foco, Costa Rica News e Rádio Globo Costa Rica divulga uma Nota de Esclarecimentos aos seus leitores e ouvintes quanto ao um suposto “seqüestro” que veio á tona na cidade.

Em relação à matéria irresponsável divulgada em um veículo de comunicação, nós enfatizamos que não publicamos nenhuma informação quando é solicitado sigilo, uma questão de ética, principalmente quando se trata de preservar a vítima e seus familiares. Não temos o interesse de expor a vítima na mídia, mas sim os possíveis suspeitos.

Esses episódios, mais do que apontar o desconhecimento do “jornalista” - involuntário ou não - de normas gerais da sociedade e específicas, deixam à mostra uma imensa dificuldade de se abordar questões delicadas como as das coberturas policiais.

Para ilustrar a tamanha irresponsabilidade veja o caso que aconteceu no ano de 2003, em São José do Rio Preto (SP) que foi publicado no Diário Web.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar