Costa Rica 24 ℃

Quadra de esportes da Escola Municipal Francisco Martins Carrijo vira depósito de materiais que deveriam ter sidos leiloados

A Escola Francisco já foi modelo de educação nacional

Publicado em 08/11/2021 07:01

Foto: Arquivo Pessoal

A instituição de ensino que já foi modelo e referência nacional pela sua nota no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – hoje já não é mais assim, é o que relata país de alunos, os próprios estudantes e os professores da Escola Municipal Francisco Martins Carrijo, em Costa Rica - MS.

Conforme denúncia recebida pela reportagem do Costa Rica em Foco, a arquibancada da quadra poliesportiva da escola localizada no bairro São Francisco está sendo utilizada inadequadamente como depósito de objetivos o que tem gerado reclamações por parte da comunidade escolar. Clique aqui e assista o vídeo.

“É triste ver o que fizeram. Estão usando a nossa arquibancada como depósito de sucatas, materiais deteriorados das escolas públicas municipais, como carteiras, cadeiras, computadores (CPUs e monitores), fogões, armários, etc”, conta o pai de um aluno que preferiu enviar as imagens a nossa reportagem e não postar em rede social por temer ser processado ou perseguido.

Nossa reportagem apurou que os objetos estão desde março na arquibancada da Escola Francisco e que os mesmos eram para ter sidos leiloados pela atual administração o que não foi feito.

“Infelizmente os materiais se acabaram lá, pois foram jogados de qualquer jeito, hoje estão sucateados e não tem condições mais para serem leiloados”, conta um funcionário da instituição.

A mãe de outro aluno complementa, “sem falar a sujeira que essa sucata está acumulando na arquibancada colocando em risco a saúde dos nossos filhos”, relatou indignada.

A unidade escolar atende hoje cerca de 560 estudantes. Apuramos ainda que desde março deste ano os materiais em desuso estão sendo jogados na arquibancada da escola. E ainda, em julho começaram a trazer objetos que estavam em outras escolas, da Secretaria de Educação e até de outros locais públicos. “Isso é um absurdo, mas não adianta falar já pedimos para a direção da escolar tomar providencias e já fomos até falar com a secretária de educação e nada foi feito”.

Escola Modelo

Em março de 2015 o Canal Futura divulgou um vídeo em seu canal no Youtube que destacava os métodos avançados de ensino da Escola Municipal Francisco Marins Carrijo. Clique aqui e assista.

Abaixo segue uma parte da matéria que colocou a Escola Francisco como modelo de educação nacional.

Destino: Educação Brasil vai até a cidade de Costa Rica, no Mato Grosso do Sul, cidade que teve um boom de crescimento recente gerado pelo agronegócio. A capital do algodão possui 19 mil habitantes e quatro escolas municipais. É a cidade com maior IDEB do estado, com índice de 5,1 para o Ensino Fundamental II. 

Lá conhecemos Eduardo Nunes, 13 anos, aluno do oitavo ano da Escola Municipal Francisco Marins Carrijo. Eduardo estuda lá desde o 1° ano do ensino fundamental e assistiu as transformações estruturais da escola ao longo desse tempo: quadra, refeitório, salas de aula mais limpas e confortáveis. A Escola Municipal Francisco Marins Carrijo possui 430 alunos do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental. 

A instituição apresentou uma grande evolução nas últimas edições do IDEB, atualmente com um índice de 5,3 para o Ensino Fundamental II. Está implantando gradualmente o ensino integral, com um contra turno de aulas suplementares de português, matemática, esportes e tecnologia. Eduardo é um dos que participam dessas aulas e entende que elas ajudaram a melhorar seu desempenho em sala.

Nossa reportagem entrou em contato com a direção da escola e com a Secretaria Municipal de Educação, mas até a postagem desde matéria não tivemos retorno.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar