Embrapa estima em R$ 190 mi perdas da pecuária pantaneira com cheia
Os prejuízos com a cheia envolvem seis municípios da planície pantaneira
Publicado em 12/04/2011 20:59
Cento e noventa milhões de reais. É o valor das perdas que a cheia deste ano deve provocar à pecuária do Pantanal de Mato Grosso do Sul, segundo relatório da Embrapa, encaminhado ao governo do Estado. O relatório foi pedido na semana passada pelo governador André Puccinelli (PDMB) para embasar a decretação de situação de emergência, com vistas a acelerar a liberação de uma linha específica de financiamento aos pecuaristas da região e também à prorrogação do pagamento de dívidas.
As informações foram divulgadas nesta tarde pelo presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Raphael Kassar. Segundo ele, o relatório foi encaminhado ao governo do Estado via Correios e também por e-mail.
O Sindicato também protocolou pedido para que a prefeitura de Corumbá decrete situação de emergência na área rural.
Conforme o relatório da Embrapa, os prejuízos com a cheia envolvem seis municípios da planície pantaneira: Corumbá, Aquidauana, Miranda, Porto Murtinho, Rio Verde de Mato Groso e Coxim.
Detalhes- A conta considera os animais que simplesmente vão morrer, e isso já está acontecendo, por não serem retirados das áreas alagadas, a perda de ganho de peso, a queda da natalidade das matrizes, a perda de bezerros que nascerão fracos como conseqüência da debilidade nas mães, além do prejuízo com infraestrutura nas fazendas.
A área total dos municípios em questão, conforme o relatório, é de 88,4 mil quilômetros quadrados, dos quais metade estão sendo atingidos pelas cheias, conforme a Embrapa.
Nessa região, o rebanho bovino é de mais de 3 milhões de cabeças, das quais mais de 388 mil são matrizes. Só em Corumbá, são mais de 1,8 milhão de cabeças. Não há um cálculo de quantos animais estão ilhados.
O governador André Puccinelli está em Brasília. Na semana passada, disse que estava aguardando este relatório para definir sobre a decretação de situação de emergência no Pantanal.
(Campo Grande News)
Pode te Interessar
Geral
Cartórios apontam que Mato Grosso do Sul tem média de 599 órfãos por ano desde 2021Levantamento inédito realizado pelos Cartórios de Registro Civil do país aponta que 599 crianças e adolescentes de até 17 anos ficam órfãos de pelo menos um ...
“Doe Amor Neste Natal”
Lar do idoso faz campanha de Natal para arrecadar presentesMais Lidas
- Mato Grosso do Sul Quase um tornado, nuvem funil chama a atenção no céu de MS